DPE realiza panfletagem no terminal integração sobre direito do idoso ao transporte gratuito

16/06/2014 #Administração
img

Foto:

Com o tema “O idoso pede passagem: você tem direito a passe livre”, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou uma panfletagem no Terminal de Integração de Transporte Público da Praia Grande, em São Luís, com o propósito de orientar usuários com idade superior a 65 anos, motoristas, cobradores de ônibus e fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), sobre a gratuidade nos transportes coletivos e o direito à prioridade e à segurança nos procedimentos de embarque e desembarque, benefícios assegurados no artigo 230 da Constituição Federal e no Estatuto do Idoso.

A ação é uma das atividades da Semana Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, que desde o último dia 10 de junho, é desenvolvida na capital pela DPE/MA, por intermédio do seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), em parceria com os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso (Cedima/CMDI) e o Fórum Maranhense de Defesa do Idoso (Femadi).

Para desenvolver a panfletagem, orientada e acompanhada pela coordenadora do Ciapvi e presidente do Cedima, Isabel Lopizic e 12 estagiárias dos cursos de Serviço Social e Psicologia, da Defensoria Estadual, distribuíram material informativo sobre as leis de proteção aos direitos dos idosos, dando ênfase ao atendimento realizado pela DPE/MA na promoção da cidadania do segmento, que por vezes é vítima de discriminação e violência.

“A campanha de conscientização, que realizamos durante a Semana de Enfrentamento à Violência contra o Idoso, deste ano, chamou a atenção para a necessidade de denunciarmos os abusos cometidos contra essa população, dentre eles, os ocorridos no sistema de transporte coletivo da capital. Por essa razão, decidimos fazer essa panfletagem no terminal, voltada não somente aos idosos, mas, principalmente, às pessoas envolvidas no sistema de transporte público”, explicou Isabel Lopizic, destacando que a ação contou com o apoio da SMTT.  

Parabenizando a Defensoria pela iniciativa, a aposentada Maria Severina Santos, 73, contou que, assim como ela, muitos idosos desconhecem os seus direitos. “A gente precisa dessas orientações para sabermos como nos comportar quando os nossos direitos são desrespeitados, o que ocorre, com frequência, por parte de motoristas e cobradores”, disse, ao receber o material informativo e ouvir as explicações das estagiárias. “Acredito que os jovens também devem ser conscientizados, porque um dia eles também estarão na mesma situação, enfrentando os mesmos problemas”, completou.

O administrador do Terminal da Praia Grande, Edison Freitas Martins, também considerou a panfletagem de grande importância na busca de um transporte público cada vez mais eficiente e organizado. “A SMTT estará sempre colaborando e se colocando à disposição para inciativas como essa da Defensoria”, frisou. 

Sesc Deodoro – Ainda como parte da programação da semana, a DPE/MA e o Setor do Idoso, do Sesc/Deodoro, em parceria com o Instituto Ana Nery, desenvolveram ação social, com a oferta de vários serviços nas áreas de saúde e estética, dentre eles, limpeza de pele, quick massage (massagem com duração média de 15 minutos, realizada em cadeira projetada para ocupar pouco espaço e ao mesmo tempo manter o cliente em uma posição confortável), atendimento com podologista (tratamento dos pés), bem como orientação sobre doenças como hipertensão e diabetes, com realização de teste de glicemia. Na ocasião, a convite do Ciapvi, a terapeuta ocupacional e especialista em Gerontologia, Maria Mirtes Mendes Silva, proferiu palestra sobre a temática “Qualidade de Vida”.  

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON