Foto:
“Fico feliz em participar desse tipo de evento por perceber que ainda existem pessoas que se preocupam conosco, que não nos esqueceram”. A declaração é de Ingracia Pereira da Silva, de 104 anos, moradora mais velha da Instituição de Longa Permanência “Solar do Outono”, que recebeu esta semana uma das atividades da Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, lançada no último dia 10, pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima).
A visita ao Solar do Outono contou com a participação da defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, que acompanhou a programação do segundo dia de atividades, marcada por várias apresentações culturais. Entre as atrações, estava a dança portuguesa “Pérola Negra”; o grupo de idosos “Ativos na Melhor Idade”; e o de teatro clown e circo “Diga ao Mundo”. Também foi realizada a palestra “Violência contra o idoso: é possível prevenir”, ministrada pela psicóloga Andréia Dircksen.
“Esta é uma semana de sensibilização voltada não somente à comunidade e aos familiares, mas também ao próprio idoso, com o propósito de fazer com que ele se reconheça como um cidadão, que tem direito a ter direitos. Acreditamos que por esse caminho podemos contribuir de forma mais efetiva no combate a todos os tipos de violência contra esse segmento, que já responde por grande parcela da população brasileira”, destacou Mariana Albano.
Também presente ao evento, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima) e coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopizic, explicou que as duas instituições têm trabalhado para garantir direitos e resguardar o bem estar da população idosa. “Por meio de cursos, palestras, campanhas e reuniões, temos buscado sensibilizar para as violências sofridas pelos idosos. Estamos clamando a sociedade para denunciar os casos de abuso, no sentido de proteger o idoso”, disse, ressaltando que “quem silencia também é cúmplice da violência”.
Com atividades que se estenderão até a próxima segunda-feira (16), a Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa visa chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofridas pelos idosos, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população para o problema. Para a diretora do Solar do Outono e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer no Maranhão (Abraz), Ana Lúcia Azoubel Helal, uma das principais violências a ser combatida é a psicológica. “Essas atividades culturais são importantes para a descontração do ambiente, já que muitos idosos sofrem vários tipos de violência, principalmente aquela que demora mais para sarar, a psicológica”, ponderou.
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?