DPE abre Semana de Enfrentamento da Violência contra o Idoso

11/06/2014 #Administração
img

Foto:

Para chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofridas pelos idosos, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população para o problema, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), realizou nesta terça-feira (10), a abertura da Semana de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja programação se estende até o próximo dia 16 de junho, com palestras e atividades culturais.

Durante o evento, comandado pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, no auditório da DPE/MA, em São Luís, foi lançada a campanha “Doar é um ato de amor e carinho”, que tem o objetivo de arrecadar fraldas geriátricas e material de higiene para as instituições de longa permanência Solar do Outono e Asilo de Mendicidade. Para Mariana Albano, a Defensoria Pública cumpre mais uma vez o seu papel de agente de transformação social ao reunir representantes dos movimentos sociais para discutir e reavaliar o papel do idoso como um sujeito de direitos, tendo como foco a prevenção e o combate às diversas formas de violências a que são submetidos diariamente.

“Queremos chamar a atenção da população para a necessidade de, juntos, contribuirmos para a implementação de ações que assegurem um processo de envelhecimento digno e saudável para a nossa população. Um dos aspectos que precisa ser evidenciado nessa luta é o aumento de casos de negligência e violência doméstica, que ocupam as primeiras posições nas nossas estatísticas, exigindo das instituições e movimentos que militam na defesa dos direitos do idoso uma postura ainda mais vigilante e atenta aos abusos que passam despercebidos por não deixarem marcas visíveis”, destacou a defensora geral, agradecendo o apoio de todos os parceiros desta edição da Semana. 

O fortalecimento da rede de proteção ao idoso foi um dos benefícios apontados por todos os componentes da mesa de abertura do evento. Para a vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Clarice Viana Binda, um dos caminhos na efetivação das políticas públicas em favor dos idosos é o desenvolvimento de ações de estímulo à educação em direitos. Da mesma opinião, o subdefensor geral Werther Lima Júnior acrescentou que sonha com o dia em que não haverá mais necessidade de campanhas como essa para assegurar aos idosos direitos básicos previstos em lei.

O corregedor da DPE/MA, Antônio Peterson Leal, exaltou a realização da Semana de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, como um importante instrumento de discussão e debate na busca de melhorias para o segmento. Já a parceria mantida entre o Ministério Público e a Defensoria Pública Estadual na garantia dos direitos dos idosos foi a tônica do discurso da diretora da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampem), a promotora de Justiça Camila Gaspar Leite, que parabenizou a iniciativa da instituição de mobilizar instituições públicas e sociedade civil no enfrentamento da questão. 

Estatísticas – Representando também a presidência do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopizic, informou, durante o evento, que dos 2.900 atendimentos realizados pelo órgão, de janeiro a abril deste ano, 344 estão relacionados à violência contra o idoso, tendo a negligência e violência psicológica, as de maior incidência.

“O nosso grande desafio é fazer com que o idoso seja o protagonista da sua história, sendo visto como cidadão, que merece respeito pelas experiências acumuladas ao longo dos anos”, disse Isabel Lopizic, lembrando que a programação da Semana é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que transcorre no próximo dia 15 de junho.

Conforme a programação de abertura da Semana, foi realizada a palestra “Violência contra a pessoa idosa: silêncio é cumplicidade!”, ministrada pela médica geriatra Jacira Serra, presidente da Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia no Maranhão (ABGG), que falou dos tipos e dos mecanismos de combate à violência contra o idoso na busca por uma sociedade preparada para conviver com o fenômeno do envelhecimento. Também houve a apresentação do coral do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), e do Boi “Brilho do Sesc”, formado, em sua grande maioria, por idosos. Na área de saúde, foi disponibilizada a vacina contra a gripe para todos os idosos presentes. 

Nesta quarta-feira, 11, será realizada visita ao Instituto de Longa Permanência Solar do Outono. Na ocasião, haverá apresentações culturais e a palestra “Violência contra o idoso: é melhor prevenir”.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON