Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE), em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública promoveu, na noite de ontem, no Convento das Mercês, a entrega do Iº Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão: acesso à Justiça, direitos humanos e cidadania. Pela manhã, a DPE promoveu a campanha “Defensor Público: transformando a causa de um no benefício de todos” com a oferta de vários serviços no Parque do Bom Menino nas áreas de cidadania, lazer, saúde e cultura.
No Iº Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, na categoria Impresso, O Estado conquistou o 1º lugar, com a reportagem Núcleo comunitário de Justiça é instalado na Cidade Olímpica, publicada no dia 22 de fevereiro de 2013 e de autoria do jornalista Jock Dean. A jornalista Gisele Carvalho, também de O Estado, ficou na 3ª colocação, na mesma categoria, pela reportagem Pessoas com deficiência discutem acessibilidade com órgãos municipais publicada em 22 de outubro de 2013.
O diretor de Redação de O Estado, Ribamar Corrêa, representado no ato pela jornalista Gisele Cavalho, foi contemplado, juntamente com outras 50 pessoas (entre defensores públicos e colaboradores da DPE) dentre eles, o coordenador de Jornalismo da Rádio Mirante AM e do portal G1 Maranhão, Zeca Soares e o colunista de O Estado, Pergentino Holanda (ambos não estiveram no evento) com a medalha Zilda Arns pelos bons serviços prestados à Defensoria. No total, a DPE premiou 12 profissionais de imprensa em quatro categorias (Impresso, Webjornalismo, Radiojornalismo e Telejornalismo). Na categoria Webjornalismo, o jornalista Diego Torres, do Imirante.com, foi o primeiro colocado na premiação e recebeu a medalha Zilda Arns.
Pela categoria Radiojornalismo, o radialista Roberto Fernandes (também ausente do evento) foi agraciado com a medalha Zilda Arns pela entrevista feita no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, edição do dia 16 de maio de 2013, com o defensor público do Estado, Aldy Melo Filho, sobre a 2ª Semana Maranhense de Execução Penal. Na categoria Telejornalismo, receberam a medalha Zilda Arns o repórter da TV Mirante, Élbio Carvalho e o repórter cinematográfico João Pinheiro pela reportagem sobre o projeto da DPE Ser Pai é Legal, exibida na TV Mirante no ano passado.
Segundo o defensor-público do Estado, Aldy Melo Filho, a premiação valoriza o trabalho da imprensa. “Os veículos de rádio, TV, impresso e veículos web têm o papel não somente de divulgar as ações positivas da imprensa, como também o de esclarecer às pessoas sobre determinados serviços ofertados pela instituição. É um trabalho diário, incessante e que precisa ser valorizado”, disse.
O diretor de Redação de O Estado, Ribamar Corrêa, parabenizou os profissionais premiados. “Quero agradecer a DPE pela valorização do trabalho realizado pelos jornalistas de O Estado na promoção das ações realizadas pela instituição, ao longo do ano”, disse.Os repórteres Jock Dean e Gisele Carvalho disseram que o prêmio é um reconhecimento ao esforço diário para apuração de notícias. “Esse prêmio valoriza e dá estimulo para continuar com a busca pela informação, que move a nossa carreira”, disse Jock Dean. “Nem todas as instituições têm o hábito de valorizar o trabalho da imprensa. Por outro lado, a Defensoria reconhece quem colabora com a inserção de informações entre a população”, afirmou Gisele Carvalho.
Mais - Durante a solenidade do Iº Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, também foram lançados a Campanha Defensor Público: transformando a causa de um benefício de todos e o selo personalizado e carimbo comemorativo ao Dia Nacional da Defensoria Pública. Peça - De acordo com o regulamento, os textos foram captados pela Assessoria de Comunicação da DPE e encaminhados à Comissão Julgadora, não havendo, portanto, necessidade de inscrição. A Comissão foi formada por três membros: um professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um membro do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e o assessor de comunicação do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege).
Vinculada – Programação do Dia Nacional da Defensoria Pública é aberta no Parque do Bom Menino Na manhã de ontem, milhares de pessoas compareceram ontem ao Parque do Bom Menino para participar das atividades de lançamento da campanha “Defensor Público: transformando a causa de um no benefício de todos”, realizada em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública. Foram oferecidos vários serviços na área de cidadania, lazer saúde e cultura, como orientação jurídica, corte de cabelo, dicas de maquiagem, exames de vista e apresentações teatrais e musicais.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (Adpema), Joaquim Gonzaga Araújo, uma das entidades organizadoras do evento, explicou que a campanha será trabalhada durante o ano em todo o Brasil e tem o objetivo de divulgar a Defensoria Pública e os seus serviços. Segundo o defensor, hoje 82% da população brasileira se enquadra dentro do perfil das pessoas que necessitam de atendimento da defensoria, contudo apenas 23% dos municípios tem uma representação da entidade. Por isso é extremamente importante esse tipo de atividade.
A opinião de Gonzaga é apoiada pelo Defensor Geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, que destacou que este foi o maior evento já realizado pela Defensoria Pública no Maranhão. “Essa campanha é importante para divulgar o trabalho da Defensoria que está além da esfera jurídica. O defensor público é um grande agente de transformação social”, ressaltou.
A coordenadora do Centro Integrado de Apoio a pessoas com Deficiência (Ciapd), Lívia Cristina Costa Carvalho, explica que a exposição dos trabalhos da defensoria ajuda no combate à vários tipos violências e no encaminhamento e orientação de quem precisa. “Uma vez que a instituição busca esse tipo de interação as pessoas ficam mais à vontade e geralmente, depois desse tipo de ações, é comum receber novos atendimentos”, explicou. 
Ação – A ação social realizada pela manhã foi resultado da articulação envolvendo 12 instituições públicas e privadas, a ação social, coordenada pela Defensoria do Maranhão, prestou atendimentos de orientação jurídica, emissão de documentos pessoais (certidão de nascimento e RG), e de carteira do SUS. Na área de medicina preventiva, foram oferecidos serviços como a aplicação de flúor, aferição de pressão arterial e de Índice de Massa Corpórea (IMC), investigação de glaucoma e vacinação. Também foram realizadas oficinas de educação em direitos e palestras educativas com temáticas variadas e atendimento especializado à mulher promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), entre outros.
O aposentado Bernardo Santos Silva, de 52 anos, aproveitou o momento para realizar uma consulta de vista. Com problemas de visão, ele precisa utilizar óculos e foi em busca de orientação profissional. “Eu soube na sexta-feira que ia ter esse evento aqui e resolvi aparecer para dar uma olhada na minha vista”, afirmou.  Números 51 pessoas, sendo 23 defensores públicos e 28 colaboradores receberam a medalha Zilda Arns. 12 profissionais de imprensa receberam o Iº Prêmio de Jornalismo da DPE.  Frases “Os veículos de rádio, TV, impresso e veículos web têm o papel não somente de divulgar as ações positivas da imprensa, como também o de esclarecer às pessoas sobre determinados serviços ofertados pela instituição”, defensor público do Estado, Aldy Mello Filho.
Fonte: Jornal O Estado
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?