Foto:
A Defensoria Pública do Estado comemorou na noite da última segunda-feira (19), no Convento das Mercês, o Dia Nacional da Defensoria Pública, com a entrega da Medalha Zilda Arns e o anúncio dos 12 vencedores do I Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública: acesso à Justiça, direitos humanos e cidadania. Durante o evento, prestigiado por autoridades, defensores públicos, profissionais da imprensa e familiares, também foi lançado o Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo alusivo à data festiva.
Durante as comemorações, comandadas pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, foi exibido, pela primeira vez, o vídeo institucional com um panorama das ações e projetos desenvolvidos pela instituição, que desde o último quadriênio vive um intenso processo de crescimento, impulsionado pela incorporação de 96 novos membros à carreira e pela interiorização dos seus serviços, decorrente da abertura de 25 novos núcleos regionais, que se somaram aos seis já existentes, totalizando 31 unidades de atendimento em funcionamento hoje no estado.
 
Discorrendo sobre a vida e a importância do trabalho da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, responsável por mudar o destino de milhões de jovens no mundo inteiro entre as décadas de 1980 e 1990, Aldy Mello justificou a concessão de tão significativa comenda concedida pela instituição. Vinte e oito defensores públicos, confirmados na carreira após três anos de serviços prestados à população, receberam a distinção. As homenagens alcançaram, ainda, outras 23 personalidades, sendo 22 delas profissionais da imprensa. O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, a quem o defensor geral agradeceu o apoio pela parceria e execução de vários projetos, também foi contemplado com a Medalha Zilda Arns.
“Expresso nossa gratidão a todos que contribuem com a atual fase vivida pela Defensoria do Maranhão, que cada vez mais tem buscado a concretização do direito de acesso à Justiça, responsável pela redução dos padrões de pobreza, uma vez que a promoção de assistência jurídica integral e gratuita, judicial ou não, tem permitido o acesso do cidadão a outros serviços públicos igualmente essenciais à vida humana digna”, disse o defensor geral, destacando o trabalho valoroso dos defensores públicos que foram confirmados na carreira. A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Joaquim Gonzaga de Araújo Neto.
Em nome dos homenageados, o jornalista e advogado Moreira Serra agradeceu pela concessão da Medalha Zilda Arns à Administração Superior da DPE/MA, representada pelo defensor geral Aldy Mello Filho, pela subdefensora Mariana Albano de Almeida e pela corregedora Fabíola Almeida Barros, exaltando o trabalho executado pelos gestores na garantia do direito de acesso à Justiça aos jurisdicionados hipossuficientes do estado. “Estamos todos muito orgulhosos em receber tão significativa comenda conferida por esta instituição, que nos últimos quatro anos, tem se notabilizado pela competência, compromisso e abnegação. Na verdade, a grande homenageada é a própria Defensoria Pública pelos serviços que presta à população”, assinalou.
Também fazendo referência ao trabalho da Administração Superior da DPE/MA, ao qual ele creditou a competência de colocar a instituição maranhense em patamar de destaque no cenário brasileiro, o defensor público estadual Marcos Vinicius Campos Froes, em seu discurso, parabenizou “todos os defensores públicos do Maranhão e do Brasil, por sua incansável luta na busca da paz e da efetivação dos direitos”. “Os defensores homenageados com a medalha, nos últimos três anos, não mediram esforços para ajudar a população carente deste estado, cada um com seu talento e sua individualidade”.
Premiação – A entrega do I Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública: acesso à Justiça, direitos humanos e cidadania foi outro ponto alto do evento em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública. Os 12 vencedores (veja resultado abaixo), nas três primeiras colocações das categorias Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Rádio, receberam troféus e certificados.
Sem necessitar de inscrição, as matérias foram captadas pela Assessoria de Comunicação da DPE/MA, no período de janeiro de 2013 a abril deste ano, e encaminhadas à Comissão Julgadora, formada pela professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Esther Marques, pelo assessor de comunicação do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Miguelito Medeiros, e pela jornalista Edvânia Kátia, membro do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
Obliteração – Durante o lançamento do Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo alusivo ao Dia Nacional da Defensoria Pública, realizado em parceria com o Ministério das Comunicações e os Correios, foram efetuadas cinco obliterações, onde os contemplados receberam a peça filatélica e o selo obliterado.
Presente ao evento, o diretor regional dos Correios, José de Lima Brandão, informou que as peças obliteradas com o Carimbo Comemorativo, assinadas pelas autoridades convidadas, passarão a fazer parte do Acervo Filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural.
 
Resultado do I Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública: acesso à Justiça, direitos humanos e cidadania
Jornalismo Impresso
1º lugar - Jock Jean
Matéria veiculada pelo Jornal o Estado do Maranhão, em 22 de fevereiro de 2013, com o título “Núcleo comunitário de justiça é instalado na Cidade Olímpica”;
2º lugar - Ismael Araújo
Matéria veiculada no Jornal O Imparcial, em 31 de janeiro de 2014, com o título "Defensores analisam mais de 400 processos”.  
3º lugar - Gisele Carvalho
Matéria veiculada pelo jornal O Estado do Maranhão, em 22 de outubro de 2013, com o título "Pessoas com deficiência discutem acessibilidade com órgãos municipais".  
Telejornalismo
1º lugar - Elbio Carvalho - TV Mirante
Reportagem sobre Projeto Ser Pai é Legal, da Defensoria Pública do Estado, veiculada no dia 08/08/2013;
2º lugar - Sandro Moraes - TV Guará
Reportagem sobre serviços oferecidos pela Defensoria Pública do Maranhão, veiculada no dia 11/04/2013;
3º lugar - Laís Rocha - TV Cidade
Reportagem sobre pessoas em situação de rua, veiculada no dia 06/06/2013.
Webjornalismo
1º lugar - Diego Torres - coordenador do Portal Imirante.com
Matéria - “Detentos são beneficiados com reconhecimento de paternidade”, publicada no dia 11/10/ 2013;
2º lugar - Aldir Dantas - diretor do “blog do Aldir Dantas”
Matéria – “Ciapvi da DPE é referida no atendimento ao idoso em situação de risco”, publicada no dia 12/03/2014;
3º lugar - Célio Sérgio
Matéria – “Balanço das ações da Defensoria Pública do Estado”, publicada no dia 26 de janeiro de 2013.
Radiojornalismo
1º lugar - Roberto Fernandes - Apresentador do Ponto Final, da Rádio Mirante AM.
Entrevista com o defensor geral Aldy Mello de Araújo Filho sobre a realização da 2ª Semana Maranhense de Execução Penal, veiculada dia 16/05/2013;
2º lugar - Edvaldo Oliveira - Apresentador do Programa Roda Viva, da Rádio Educadora.
Entrevista com o defensor Bruno Dixon Maciel sobre o trabalho da Defensoria Pública no sistema prisional maranhense, veiculada no dia 16/01/2014.
3º lugar - Rafael Garreto - apresentador do Programa Vida Ativa, transmitido pela Rádio Universidade.
Entrevista com a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel Lopizic, sobre o trabalho da Defensoria voltado ao idoso.
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?