Foto:
A vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Clarice Viana Binda, representou a Defensoria Pública do Estado na solenidade de inauguração da “Sala Nosso Porto do Itaqui”, que aconteceu na sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês, promovida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Uma exposição multimídia ficará aberta em caráter permanente no local.
Esta é a segunda etapa da exposição multimídia que tem sido bastante visitada por escolas e instituições de ensino superior de todo o Estado. “A cada evento, a cada curso, a cada sala que inauguramos - como a Sala Nosso Porto do Itaqui - fica registrada a nossa incansável dedicação em incentivar a busca pelo conhecimento. E mais do que isto: a nossa maior satisfação em ver gerações inteiras que, por meio da educação, fazem o Maranhão ser ainda melhor do que é”, disse Anna Graziella.
Apresentar a importância do Porto do Itaqui para o Maranhão de maneira mais apurada e atrativa pelos recursos utilizados na exposição é o principal objetivo da Sala. “A sala é uma extensão do Itaqui, um meio de aproximar o Porto das pessoas e informá-los sobre a importância dessa estrutura para o desenvolvimento do Estado”, enfatizou Luiz Carlos Fossati.
Também presente ao evento, o senador José Sarney lembrou algumas histórias deste a construção do porto. Do início da construção do Itaqui, na década de 60 até a entrega do berço 108, previsto para o final de 2014, quase 50 anos se passaram. O porto maranhense expandiu e hoje movimenta cerca de 15 milhões de toneladas/ano em seus sete berços multiusos. “Em torno de um grande Porto sempre se faz uma grande civilização. A partir daí é que se pensou tudo o que está se desenvolvendo e o que se quer desenvolver no estado do Maranhão. Agora, a partir desta soma de esforços da FMRB e da EMAP, quem não pode ir ao Porto poderá conhecê-lo com toda essa tecnologia apresentada na exposição”, afirmou o Senador.
Ao chegar à Sala Nosso Porto do Itaqui, uma recepção muito especial. O capitão Gregório, personagem do vídeo em 3D, apresentará um pouco do dia a dia no Itaqui. O que envolve, por exemplo, as operações de atracação de navios e os termos técnicos comuns na área portuária e um pouco estranhos ou com outros significados na linguagem: como práticos, berços, calado, rebocadores, contêineres entre outros. As pessoas também poderão tirar sua fotografia com o capitão e guardar a recordação.
Na solenidade de abertura, além da presidente da Fundação e Secretária-Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Santana Neiva, o Presidente-Diretor da EMAP, Luiz Carlos Fossati, e do senador e ex-Presidente da República, José Sarney, participaram funcionários do porto e estudantes da rede estadual que foram os primeiros a conhecerem a nova exposição. A exposição utiliza-se de recursos tecnológicos como o vídeo “Visita em 3D ao Porto” e, também, de fotografias dispostas em totens para apresentar um pouco da construção, desenvolvimento e expansão do Porto do Itaqui aos visitantes. Com caráter educativo, escolas públicas e privadas poderão fazer agendamento de grupos e turmas de estudantes para participarem da mostra.
A exposição ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.
Fonte: Ascom do Governo do Estado com informações da Ascom - DPE/MA
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?