Foto:
A 21ª Ação Global teve resultado histórico no Maranhão: 139.052 atendimentos realizados, praticamente o dobro do ano passado. O mutirão – que tem por objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações – também teve o maior número de voluntários – 3.250 pessoas, o maior número de instituições parceiras, 160, e o maior público das 21 edições, 45.700 pessoas. A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) teve participação ativa na realização do evento, prestando centenas de atendimentos no local.
O balcão de orientação jurídica da Defensoria no Ação Global contou com a participação de 12 servidores e estagiários da DPE/MA. Na equipe, estavam a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes, a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Gonzalez Lopizic, a coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), Lívia Cristina Carvalho, os servidores Cláudio Caldas e Marcos Roberto Machado, a assistente social Nayara Karlla Alves, a psicóloga Márcia Regina Mendes Serra, e os estagiários Nilta Helena Oliveira Ferreira, Thayse de Kassia Correia Muniz, Juliana Almeida Carvalho, Anaian Veloso Pires Ferreira e Gleide Daniela de Jesus Costa.
Voluntário há uma década, Heider Guimarães Lima Filho, de 49 anos, é gerente da Caixa Econômica Federal e teve a oportunidade de emitir CPF para mais de 40 pessoas na 21ª edição do Ação Global. “Quanto mais participo, mais vejo que as pessoas que vêm ao mutirão ainda têm muitas necessidades. A gente fica feliz em poder ajudar um pouco essas pessoas”, afirmou o gerente.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, disse que este ano foram oferecidos 200 serviços, que são operacionalizados por mais de 3,2 mil voluntários ligados a 160 empresas e entidades parceiras, dentre as quais, 90 indústrias. “No começo do dia, a expectativa era superar o número de atendimentos de 2013. Apenas no período da manhã foram feitos mais de 30 mil atendimentos e terminamos o dia com um excelente resultado, fruto do empenho dos voluntários e de todos aqueles que trabalharam na preparação dessa ação social”, disse Baldez.
Para a superintendente do Sesi, Roseli de Oliveira Ramos, o mais importante na Ação Global é o encontro de vontades, do voluntario/parceiro que presta o serviço, com a vontade da comunidade com suas expectativas de atendimento, pois nesse movimento todos os lados ganham. “Queremos agradecer a comunidade que se fez presente e a todas as pessoas, instituições e empresas que, de alguma forma, contribuíram para o êxito da 21ª edição da Ação Global, um investimento social privado da indústria brasileira através do Sistema Fiema-Sesi e da Rede Globo através do Sistema Mirante”.
Muitos atendimentos foram realizados na área de esporte e lazer, que ofereceu ao público da Ação Global oficinas e atividades esportivas como xadrez, voleibol, queimada, futsal, tênis de mesa, cama elástica, piscina de bolinhas para crianças, dentre muitos outros.
No caminhão Sesi Cultura, apresentaram-se artistas da música, teatro, poesia, e a comunidade ainda pode assistir a filmes de curta-metragem do Festival Guarnicê além de outras atividades lúdicas.
A área de saúde foi a mais procurada e totalizou mais de 50 mil atendimentos, o equivalente a 36% dos atendimentos feitos este ano. “Vim para consultar minha família com o clínico geral e levar minha filha para o dentista”, disse Zelina Lima Conceição, moradora do bairro Alto do Calhau, que foi com o marido e a filha com deficiência, ao Ação Global.
Governadora - A governadora Roseana Sarney visitou a 21ª Ação Global. Ela foi recebida pelo presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, pela superintendente do Sesi, Roseli Ramos, e diretores e executivos da Fiema.
Acompanhada pela chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa, e pela secretária de Estado de Comunicação Social, Carla Georgina, a governadora conheceu os serviços oferecidos no pavilhão de saúde, espaço de beleza, e nos pavilhões de educação e de cidadania, instalados respectivamente no Colégio Universitário (Colun) e no Centro de Educação Paulo Freire, da Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Durante a visita a 21ª Ação Global, a governadora conversou com diversas pessoas que estiveram na Cidade Universitária para receber atendimento. “Esta é uma ação social muito importante, porque os voluntários que estão aqui trabalham para beneficiar a comunidade. Os voluntários tem que ser elogiados porque trabalham de graça para quem mais precisa de atenção”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) com informações da ASCOM DPE/MA.
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?