Foto:
“O bom cuidador de uma pessoa idosa é aquele que avalia e sente diariamente seu paciente, realizando suas tarefas com qualidade e carinho, independente do vínculo que os une”, disse o fisioterapeuta Adriano Grangeiro, ao ministrar a aula “Cuidados na correta movimentação do idoso”, durante a segunda edição do Curso de Cuidador de Idoso, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), que capacitou mais de 1000 pessoas em todo o estado.
Composto de 29 módulos, o curso, de caráter multiprofissional, abordou temas nas mais diversas áreas. Saúde, assistência social e garantia de direitos foram algumas das temáticas desenvolvidas.
Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, informar a população sobre o processo de envelhecimento em suas mais variadas dimensões é uma das formas de combater o preconceito e a discriminação. "Está em curso desde a década de 80 um processo de transição demográfica que fará do Brasil, nas próximas décadas, um dos países com o maior número de idosos do mundo. Precisamos nos preparar, desde agora, para que todos possam envelhecer com saúde e preservando a própria dignidade. Umas das mais eficazes estratégias de prevenção primária da violência é a informação", ressaltou.
Idealizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e coordenado pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), o curso, visa preparar profissionais, familiares, cuidadores formais e informais para o atendimento às necessidades da vida diária de idosos que necessitem, temporária ou definitivamente, de atenção especial.
Durante pouco mais de dois meses, foram ministradas 40 aulas na modalidade telepresencial, transmitidas do estúdio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em São Luís, para 20 pólos do Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma), escolas e o CVT – Estaleiro Escola, situados em 30 municípios, incluindo a capital maranhense.
Segundo o diretor da Esdep, o defensor público Cristiano Matos de Santana, o conteúdo programático e a seleção do grupo de instrutores, composto por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, revelam a qualidade técnica do curso. “Os alunos sairão realmente preparados para lidar com as particularidades e demandas da pessoa idosa. O curso abordou aspectos teóricos e práticos desses cuidados”, destacou ele, que ministrou aula sobre os dispositivos legais de proteção ao idoso.
Responsável por coordenar e acompanhar a aplicação da matriz curricular do curso, que tem duração total de 160 horas, a coordenadora do Ciapvi, a assistente social Isabel Lopizic, informou que os alunos já receberam orientações sobre vários procedimentos da rotina de um idoso, como por exemplo, os cuidados com a higiene e limpeza, o uso de medicamentos, a necessidade de terapias para a busca do equilíbrio emocional do idoso, dentre outras. “Também já foram abordados temas como aposentadoria, pensão e direitos assegurados pelo Estatuto. Participaram do curso médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, defensores públicos, assistentes sociais, dentre outros profissionais", concluiu.
Satisfação - Aos 72 anos, dona Terezinha de Oliveira Maia é uma das alunas do curso. Ela diz considerar a iniciativa da Defensoria Pública como uma excelente oportunidade para que pessoas na sua idade, ainda que não venham a trabalhar pela especialização, aprendam, na prática e na teoria, a melhor forma de cuidarem de outros idosos e de si mesmas. “Tenho quatro irmãos no Rio de Janeiro, mais velhos do que eu, inclusive um com mal de alzheimer, e certamente colocarei em prática com eles a experiência que estou adquirindo nesse curso”, afirmou.
Entusiasmo semelhante demonstrou a aluna Iracilda Gomes Nóbrega, de 45 anos. Natural do município de Carutapera, onde coordena o Grupo de Idosos Renascer e desenvolve projetos voltados a garantir a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos. “Tenho verdadeira paixão pela causa da pessoa idosa. E garanto que esse curso oferecido pela Defensoria Pública é a realização da minha vida profissional”, declarou, ao tempo em que parabenizou a instituição pela iniciativa.
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?