DPE investe na reestruturação lógica e de telefonia da sede

24/01/2014 #Administração
img

Foto:

A rede lógica da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), que abrange pontos de rede físicos, racks, equipamentos de acesso à internet como roteadores, servidores, dentre outros, passará nos próximos dias por melhorias com a implantação de uma nova estrutura física de telecomunicações em sua sede. A medida garantirá maior desempenho da rede, velocidade no tráfego de informações e segurança no ambiente de intranet e telefonia.

Os investimentos na rede lógica, autorizados pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, consistem na instalação de novo cabeamento de fibra óptica, de criação de backbone (espinha dorsal de internet), de centrais de processamento de dados (CPD), rack’s de telecomunicação e de mais 400 pontos lógicos. Antes de iniciar a operacionalização dos novos equipamentos, a empresa responsável pela instalação realizará testes para a certificação da qualidade da nova malha tecnológica e de pontos telefônicos.

Para a supervisora de Informática da DPE/MA, Renata Cantanhêde, a estrutura atual não suporta mais o volume de dados produzidos pela instituição a partir de suas demandas. “A rede lógica atual é incompatível as nossas necessidades. O processo natural de desgaste ocorrido ao longo dos anos e o uso de tecnologias ultrapassadas também resultam em prejuízos como a elevação do consumo de energia elétrica, além de outros problemas a exemplo do alto índice de interferência nas comunicações e dificuldades técnicas de acesso à internet. Com essa reestruturação, todos sairão ganhando com ambientes de trabalho mais harmônicos e adequados à realidade atual dominada pela rede de computadores. Tantos os defensores públicos quantos os servidores poderão executar melhor suas atividades, o que resultará em mais agilidade e eficiência no atendimento aos assistidos”.

Nos últimos quatro anos, a Defensoria vem implantando novas tecnologias e organizando sua rede interna de computadores visando melhorar sua infraestrutura. Os primeiros resultados já podem ser observados no que diz respeito ao uso de sistemas online como o de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap), de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd), de Protocolo Eletrônico e Documentos (SPED), que dentre outros benefícios, permitiram maior agilidade em pesquisas e consultas por membros e servidores da instituição.

Também foram renovados notebooks, de uso profissional dos defensores, e adquiridos novos equipamentos de informática, como computadores, impressoras, scanners, nobreaks, periféricos de apontador wirelles, dentre outros. Segundo a presidente da Comissão Permanente de Licitação, Anunciação Barbosa, as licitações dos equipamentos observaram o regramento das Leis n° 8.666/93 (lei de licitações), 9.579/12, e 10.520, na modalidade pregão presencial e adesão a atas de registro de preço.

"A partir das especificações apresentadas pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), analisamos os termos de referência e realizamos as licitações por meio de pregão presencial e de adesão à ata de registro de preço. As empresas vencedoras que apresentaram o menor preço cumpriram as exigências previstas no edital, razão pela qual não pode a Administração Pública, ao contrário do que ocorre com particulares, fazer a escolha de outros modelos e marcas de equipamentos, conforme sua conveniência", explicou, ressaltando, ainda, que será realizado procedimento licitatório para a aquisição de licença de software de pacote oficce, garantida no planejamento de 2014, já que na licitação realizada em 2013 não houve interessados em razão do preço estimado.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON