Foto:
Os defensores públicos estaduais Jean Carlos Nunes e Adriano Antunes Damasceno estão entre os 17 colaboradores do livro “Direito Humanos e Diversidade”, que será lançado, pela Juruá Editora, em São Luis, nesta sexta-feira,13, às 19h. A publicação tem a coordenação dos juristas Ana Teresa Silva de Freitas, Cláudia Maria da Costa Gonçalves e Yuri Costa. A noite de autógrafos acontecerá na Livraria Leitura, localizada no Shopping da Ilha.
O livro é composto de entrevistas com autoridades acadêmicas e militantes de diversas áreas dos direitos humanos, que estimulam o debate sobre temas ainda inflamados na realidade internacional e brasileira, como as questões de gênero, os direitos da população LGBT, a luta pela emancipação dos negros e a dimensão dos direitos étnicos das comunidades indígenas.
O defensor Jean Carlos e o advogado do Núcleo de Estudos de Direitos Humanos (NEDH), da Ufma, Alan Jefferson de Moraes, entrevistaram a professora doutora e pós-doutora em antropologia Maria de Lourdes Siqueira. Na entrevista “Direitos Humanos e a Luta pela Emancipação dos Negros”, Maria de Lourdes, nascida no Quilombo Matões dos Moreiras, fala sobre o papel primordial das ações afirmativas na construção de uma sociedade igualitária, os principais entraves para a afirmação da pessoa negra no Brasil, suas perspectivas quanto a mudanças no cenário atual, dentre outros assuntos pertinentes a sua militância política ao longo de décadas.
Já o defensor Adriano Antunes Damasceno entrevistou a defensora titular do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e da População LGBT, da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), Ana Lourena Moniz Costa. No artigo intitulado “Direitos Humanos e Questões de Gênero”, ele pondera que “a luta do movimento LGBT tem sido uma luta por reconhecimento e, sobretudo, pela efetivação de direitos. Seguindo o pensamento de Bobbio, não se trata mais de discutir quantos e quais direitos são extensíveis a essa parcela significativa da população, mas sim de transpor os limites das declarações”.
Na mesma coletânea, o defensor Jean Carlos publica a entrevista com o professor e mestre Antonio Rafael Silva Júnior, membro da Comissão de Direitos Humanos da seccional maranhense da OAB, que abordou a temática “Conflito Fundiário Coletivo: um Mecanismo de Violação dos Direitos Humanos”
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?