Foto:
Trinta municípios, incluindo a capital maranhense, estão sendo beneficiados com a segunda edição do curso Cuidador de Idoso, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). Aberta nesta segunda-feira (18), a capacitação, na modalidade telepresencial, com carga horária de 160 horas, visa preparar profissionais, familiares, cuidadores formais e informais para o atendimento às necessidades da vida diária de idosos que necessitem temporária ou definitivamente de atenção especial.
A aula inaugural foi transmitida, via satélite, do estúdio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), localizado na Praia Grande, em São Luís, para 20 pólos do Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma), escolas e o CVT – Estaleiro Escola. Ao dar boas vindas aos alunos, o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, chamou a atenção para o incremento no número de vagas e municípios contemplados com a iniciativa este ano.
“Em 2012, quando iniciamos a transmissão do curso via satélite, graças à parceria com a Sectec, alcançamos nove municípios e certificamos aproximadamente 600 alunos. Desta vez, com a ampliação dos municípios, esperamos qualificar mais de mil alunos", afirmou o defensor geral, destacando o caráter multiprofissional do curso, que será ministrado por defensores públicos, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros, com a finalidade de oferecer uma visão ampliada do processo de envelhecimento.
Idealizado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdep/MA) e pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da DPE/MA, o curso será ministrado de segunda à sexta-feira, sempre das 15h45 às 17h45.
Presente à aula inaugural, o diretor da Esdep, Cristiano Santana, destacou o empenho da equipe técnica na elaboração do conteúdo programático e na seleção dos instrutores, levando em consideração o que há de mais atual nos cuidados oferecidos aos maiores de 60 anos. “Outra vantagem do curso é que os interessados poderão ser cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e encaminhados para uma vaga no mercado de trabalho, fruto de uma articulação da Defensoria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres)”, informou Cristiano.
Responsável por apresentar a ementa do curso às turmas, a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, acrescentou que os alunos receberão informações gerais nas áreas da saúde, da assistência social e do sistema de garantia de direitos da população idosa, destacando que o curso também terá uma parte prática, que se estenderá até o dia 18 de dezembro, e que a sua realização também contou com apoio dos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos.
Parceira da iniciativa e também palestrante, a médica geriatra Jacira Serra, presidente da Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia no Maranhão, falou da importância da qualificação na busca por uma sociedade mais preparada para conviver com o fenômeno do envelhecimento. “Para ser cuidador de idoso não basta apenas gostar da pessoa, precisa ter conhecimentos apropriados ao desempenho da função”, disse.
A certificação do curso ficará a cargo da Esdep/MA e do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma – Faculdade Católica). Representando a instituição, o padre Abrãao Colins ressaltou a importância da parceria com a DPE na promoção do curso. “É uma satisfação renovar essa parceria, que para a nossa instituição de ensino representa muito, uma vez que temos uma especialização na área gerontologia e o curso vem a ser uma atividade de extensão com um impacto social muito positivo”, ressaltou.
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?