DPE/MA inicia segunda edição do projeto Aprender Brincando

16/10/2013 #Administração
img

Foto:

Teve início na última semana, na Unidade de Educação Básica Cidade Olímpica, a segunda edição do projeto Aprender Brincando, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). O objetivo é promover educação em direitos para cerca de 600 alunos, por meio de oficinas lúdicas e da linguagem teatral.

O evento contou com palestras dos defensores públicos Gabriel Furtado Soares e Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, titulares do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, da DPE/MA, além de apresentação teatral, focada no Estatuto da Criança e do Adolescente, e distribuição de cartilhas.

Para o defensor Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. “A iniciativa é relevante na medida em que desperta nos alunos uma compreensão crítica sobre obrigações e direitos”, comentou. Já o defensor público Gabriel Furtado Soares destacou que através do projeto a Defensoria se aproxima ainda mais da comunidade, potencializando a sua atuação como espaço público de garantia e efetivação de direitos. “Além da defesa técnica, temos procurado estreitar os laços com a comunidade, levando serviços e conhecimentos à população”, pontuou.

A diretora da UEB Cidade Olímpica, Geralda Coutinho, destacou a importância da presença da DPE na escola. “Somos privilegiados por contar com a Defensoria em nossa instituição. O projeto traz muitos benefícios aos alunos que, a partir de agora, terão oportunidade de conhecer melhor seus direitos e de se tornar adultos melhores e capazes de mudar a sociedade”, disse.

O Aprender Brincando é voltado a crianças na faixa etária de 6 a 12 anos e está sendo executado pela equipe do projeto Justiça Comunitária, na Cidade Olímpica,  realizado em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, desde maio de 2013. A equipe é composta pela psicóloga Ana Cléa Moura de Lima, pelas assistentes sociais Eunice Fernandes e Lila Costas e pelos estagiários Marcelo Silva, Rosália Rocha Conceição e Denise Sampaio. Um dos eixos do projeto é promover educação em direitos humanos e cidadania.

Ainda estiveram presentes ao primeiro dia de atividades a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Gomes, e a presidente da Associação de Moradores do Bairro da Cidade Olímpica, Kênia dos Anjos, além de professores e técnicos da UEB Cidade Olímpica.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON