DPE/MA comemora Dia da Criança com projeto de educação em direito

10/10/2013 #Administração
img

Foto:

Quarenta alunos da Unidade de Educação Básica Cidade Olímpica participaram, na manhã desta terça-feira, 08, da edição especial do projeto Aprender Brincando, realizada em comemoração ao Dia da Criança, pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). As crianças assistiram a diversas apresentações culturais com foco na promoção de educação em direitos humanos e cidadania. A programação contou com performances do grupo da Casa da Acolhida Marista e de assistentes sociais e estagiários da DPE/MA.

De acordo com o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, a proposta da Defensoria é contribuir para a formação da personalidade de crianças e adolescentes envolvidos no projeto, favorecendo-lhes o senso crítico e a consciência cívica sobre direitos e deveres. “Através de estratégias multidisciplinares adequadas à faixa etária dos alunos serão abordados temas cotidianos que possam despertar o interesse em conhecer e discutir aspectos relevantes do Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo maior é fazer com que a criança interaja com a família e possa, com isso, fortalecer os vínculos familiares e comunitários numa rede convergente de cidadania”, ponderou.   

O evento, realizado na sede da Defensoria, marcou o início da segunda edição do projeto, idealizado pela DPE, que já beneficiou cerca de 600 alunos da rede pública de ensino. Desta vez, o projeto, que é voltado a crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, será desenvolvido junto aos alunos da UEB Cidade Olímpica. As atividades, que contarão com o apoio da Casa da Acolhida Marista, começam nesta quinta-feira, 10. Temas como preservação ambiental, direito à saúde, educação e moradia, convivência familiar e comunitária, dentre outros, serão abordados por meio de oficinas lúdicas e da linguagem teatral.

Nesta segunda edição, o Aprender Brincando será executado pela equipe do projeto Justiça Comunitária, desenvolvido pela DPE na Cidade Olímpica, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, desde maio de 2013. “A equipe técnica, formada por assistentes sociais, psicólogos, defensores e estagiários, vai reforçar a educação em direitos, que é um dos eixos de atuação do Justiça Comunitária”, explicou a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Gomes.  

A manhã foi de diversão e aprendizado para a garotada que participou das atividades. A psicóloga Ana Cléa Moura de Lima, da DPE, fez a acolhida, destacando o papel da instituição e aspectos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seguida, a Turminha do ECA, composta por assistentes sociais e estagiárias do Núcleo Psicossocial da DPE, abordou de forma lúdica os direitos e deveres de crianças e adolescentes.

A programação foi finalizada com uma roda de capoeira, com crianças da Casa da Acolhida Marista. O diferencial estava na letra das músicas, que tinha como proposta repassar informações, por meio de uma linguagem simples, sobre cidadania, dignidade e acesso a direitos.    

Ainda estiveram presentes ao evento a subdefensora Mariana Albano de Almeida, os defensores públicos que atuam no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Gabriel Santana Furtado Soares e Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, a presidente da Associação de Moradores do Bairro da Cidade Olímpica, Kênia dos Anjos, a diretora da UEB Cidade Olímpica, Geralda Coutinho e a assistente social da Casa da Acolhida Marista, Selmira Lisboa.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON