DPE realiza atendimento a pessoas com deficiência no Parque do Bom Menino

26/09/2013 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do seu Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Ciapd), prestou assistência jurídica e psicossocial a pessoas com deficiência auditiva, visual, física, múltipla e intelectual, em ação realizada no Parque do Bom Menino, alusiva ao mês de luta das pessoas com deficiência.

Dentre as principais demandas destaque para casos de negligência familiar, direito à educação, transporte público, esclarecimentos sobre preconceito e discriminação, além de questões relativas à aposentadoria. “Registramos todos os relatos, analisamos cada caso e encaminhamos alguns para serem acompanhados na sede da Defensoria por defensores públicos e equipe psicossocial”, informou a coordenadora do Ciapd, a assistente social Lívia Carvalho. O servidor da Defensoria Marcos Roberto Dias também participou da ação. Esteve presente na atividade o defensor público Benito Pereira da Silva Filho, titular do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência da DPE/MA.

Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcio André Azevedo, ainda são muitos os desafios para o exercício dos direitos das pessoas com deficiência em São Luís. "As vias de acesso da cidade estão precárias, falta colocação de pisos táteis e passarelas em vários locais. Os ônibus, as escolas e os próprios prédios públicos não obedecem às regras de acessibilidade”, afirmou.

Além de atendimento jurídico, durante todo o dia os participantes da ação tiveram acesso a serviços médicos como consultas com clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de várias atividades de lazer.

Mesa de diálogo - A coordenadora do CIAPD, Lívia Carvalho, participou de mesa de diálogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Itaqui Bacanga, onde ressaltou que a Defensoria garante de assistência jurídica e psicossocial às pessoas com deficiência, por meio de equipe especializada. “Mesmo com as limitações que lhes são impostas, a pessoa com deficiência tem mostrado seu potencial no dia a dia, no trabalho, na escola e no convívio social. E a Defensoria é um espaço destinado a garantir que o seus direitos sejam respeitados”, concluiu.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON