Na semana de comemoração do Dia dos Pais, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE) realizou o Projeto Ser Pai é Legal, na Praça Nauro Machado, Praia Grande. A ação, que começou ontem, tem como principal objetivo o reconhecimento de paternidade e se estenderá até o dia 15 deste mês.
Estiveram presentes durante a ocasião defensores públicos, assistentes sociais, psicólogos e pais cadastrados pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Durante a ação, houve atendimento jurídico e coleta de material genético para exame de DNA. Também foram ministradas palestras pelas psicólogas da DPE, Milena Brandes Marques e Ana Célia Moura.
Aldy Mello de Araújo Filho, defensor público-geral do Estado do Maranhão, tratou os pontos principais do projeto. "O projeto é uma oportunidade de reconhecer a paternidade e mostrar à sociedade a importância da figura paterna na personalidade da criança. Além de contribuir para a formação do caráter e outros fatores fundamentais para o crescimento saudável", disse.
Ainda segundo ele, o motivo da realização de ações como essa edição especial pela proximidade do Dia dos Pais. "O momento é propício, pois se aproxima a data comemorativa do Dia dos Pais. Com isso, as pessoas estão mais entregues ao reconhecimento e dispostas a assumir as suas responsabilidades", informou.
A programação se estenderá até o dia 15 deste mês com palestras sobre direitos e deveres que surgem com o reconhecimento da paternidade. Também serão ministradas palestras na Associação de Moradores da Cidade Olímpica e em várias escolas da região.
Projeto - O Projeto Ser Pai é Legal foi lançado pela DPE em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em agosto de 2011. O projeto é permanente e disponibiliza exames de reconhecimento de paternidade aos assistidos da Defensoria. São oferecidos, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), 30 exames mensais. O tempo médio é de 20 dias entre o encaminhamento da DPE ao laboratório e o resultado do exame.
Mais
De 2011 até hoje, foram contabilizados pela Defensoria Pública do Estado 281 atendimentos. Desse total, 75% dos exames apresentam resultados positivos.
Fonte: Jormal O Estado do Maranhão. Publicado dia 09/08/2013
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?