Foto:
Integrantes do Comitê 5S da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) visitaram todos os setores da instituição para verificar a implantação e o funcionamento do Programa 5S. Seis servidores, divididos em três duplas, avaliaram aspectos gerais do ambiente de trabalho e reforçaram, junto aos servidores, a importância de observar as diretrizes do programa.
Na ocasião, foram feitos registros fotográficos, que irão compor relatório de inspeção, e aplicado questionário quanto aos cinco sensos que norteiam o programa, relacionando-os à visão, missão e valores da Defensoria. O método organizacional é uma das ferramentas de qualidade total e tem como premissas os sensos de utilização (Seiri), ordenação (Seiton), limpeza (Seisou), saúde (Seiketsu) e autodisciplina (Shitsuke).
A supervisora de informática, membro do comitê e especialista em governança de Tecnologia de Informação (TI), Renata Cantanhêde, explicou que “a avaliação gerará um ranking de aproveitamento e haverá a divulgação dos setores que agiram positivamente para a implantação do programa dentro dos parâmetros estabelecidos. O 5S traz vários benefícios, pois melhora as condições de trabalho, refletindo em maior eficiência e qualidade na prestação dos serviços”, explicou, ressaltando que a implantação da metodologia japonesa se deve à adesão da DPE/MA ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).
O próximo passo, segundo o comitê, é a realização do “Dia D”, visando pôr em prática os conceitos de seleção, ordenação e limpeza. O evento servirá para verificação e descarte de materiais considerados inúteis ou desnecessários à realização das atividades.
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?