Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) promoveu diversas atividades voltadas à conscientização contra a violência à pessoa idosa, como parte da programação da campanha anual lançada em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEDIMA). Lançamento de livros, palestras, visitas e doações a instituições de longa permanência foram algumas das ações realizadas. O objetivo da campanha foi chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência praticadas contra a pessoa idosa, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população sobre o tema.
A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Isabel Lopizic, coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) da Defensoria, ministrou a palestra “Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: conhecer para identificar, notificar para cuidar”, dirigida a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). "É fundamental que os profissionais da saúde saibam identificar os tipos de violência para que possam notificar os casos aos órgãos de proteção. Trata-se de obrigação prevista no Estatuto do Idoso, fundamental para coibir novas violências e para a formulação das políticas públicas”, declarou Lopizic, que acompanhada da defensora pública Isabel Cristina Sousa, participou ainda da visita ao asilo “Casa Lar São Vicente de Paula” e de doações de fraldas e material de limpeza ao Asilo de Mendicidade, fruto de parceria com o Disque-Denúncia.
A assistente social e coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd) da DPE/MA, Lívia Carvalho, ministrou palestras no Centro de Atenção Integrada a Saúde do Idoso (Caisi), localizado no bairro do Filipinho, e para idosos do Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI), abordando o tema “Negligência Familiar: Forma Silenciosa de Violência”, em que ressaltou as diferentes formas de agressão ao idoso no ambiente familiar e fora dele.“A negligência familiar no senso comum é confundida com mitos e outros preconceitos sobre a velhice, por isso, compartilhar as informações com os idosos e conscientizá-los sobre seus direitos é uma maneira de enfrentar a violência”, ressaltou Lívia Carvalho.
O encerramento da campanha, realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra o Idoso (15 de junho), foi marcado pela realização do Simpósio Estadual sobre Envelhecimento no Estado do Maranhão, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, onde foram realinhadas as ações do Pacto de Gestão pelo Envelhecimento Digno e Saudável, em que diversos órgãos públicos definiram ações de defesa e promoção dos direitos garantidos à população idosa. O evento contou com a participação do defensor geral do estado, Aldy Mello Filho, e de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Governo do Estado.
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?