Foto:
Foi encerrado, na semana passada, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos servidores da DPE/MA. O objetivo é melhorar a prestação de serviços a pessoas com deficiência que procuram a Defensoria Publica. O encerramento contou com a participação da subdefensora Mariana Albano de Almeida e da corregedora geral da DPE Fabíola Almeida Barros.
O curso faz parte do Projeto Libras nas Mãos, planejado pelo Comitê Interno GesPública da Defensoria para 2013 e desenvolvido pelo Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Ciapd), da DPE/MA e pelo Centro de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS-Seduc). O evento, ocorrido no auditório da Defensoria, certificou 13 colaboradores.
A subdefensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, ressaltou a importância deste tipo de capacitação para a qualificação dos serviços prestados pela Defensoria. “É fundamental que os nossos servidores saibam se comunicar com as pessoas com deficiência auditiva que nos procuram e que estejam aptos a prestar-lhes o melhor acolhimento possível”, disse.
Segundo a coordenadora do Ciapd, Lívia Cristina Carvalho, o resultado do curso superou as expectativas. “Já estamos planejando a abertura de novas turmas do curso básico para aqueles que não puderam participar e uma turma do curso avançado para que os servidores que acabaram de se formar possam enriquecer ainda mais seus conhecimentos na área”, informou.
A capacitação atende a uma recomendação prevista na Lei 10.436/2002, que dispõe sobre as formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação.Segundo dados do IBGE, existem, somente em São Luís, mais de 30 mil pessoas com deficiência auditiva. Através das capacitações, a Defensoria Estadual visa desenvolver habilidades de compreensão, expressão e comunicação, de forma a permitir que os servidores consigam interagir com a realidade comunicativa dos sinais, favorecendo as relações com o público-alvo.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?