Foto:
Em reunião ocorrida na sede da instituição, o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, o diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpe), Cristiano Matos de Santana, e o diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Carlos Ribeiro, firmaram termo de cooperação técnica visando à capacitação e atualização de defensores, servidores e estagiários que atuam na DPE. O encontro, que aconteceu na sede da Defensoria, contou, ainda, com a presença da diretora da Escola Superior da DPE do Piauí, Sarah Viana.
Segundo Aldy Mello Filho, os cursos que serão oferecidos foram escolhidos em conformidade com o plano de desenvolvimento institucional da Escola, entre aqueles que mais atendem às necessidades de qualificação profissional do quadro de servidores e defensores."Além de cursos na área de atendimento ao público, licitação e contratos, elaboração de termos de referência, também serão realizados cursos na área de gestão de pessoas, relacionamentos interpessoais e inteligência emocional, temas que interessam tanto aos nossos servidores quanto aos defensores", afirmou.
Na reunião, foram definidas as responsabilidades de cada instituição. Caberá à Defensoria, por meio da Esdpe, coordenar, monitorar e secretariar as atividades descritas no Plano de Trabalho, bem como disponibilizar instalações, infraestrutura e equipamentos adequados à execução dos cursos, dentre outras atribuições.
O diretor da Escola Superior da Defensoria, Cristiano Matos de Santana, destacou o compromisso da Defensoria Geral em ampliar as atividades desenvolvidas pela Esdpe."O defensor geral, Aldy Mello Filho, ao criar a Escola da Defensoria Pública deu um passo importante no processo de valorização da carreira e da instituição. A Esdpe/ma vem servindo de inspiração para outras Escolas de formação pela qualidade dos cursos que oferece. A parceria com a EGMA potencializará ainda mais as nossas ações", afirmou.
O diretor da EGMA, Carlos Ribeiro, explicou que a Escola integra a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência, mas goza de autonomia financeira, e tem a missão de estimular o desenvolvimento das potencialidades dos servidores e criar bases estratégicas de aprendizagem continuada com foco na profissionalização do serviço público. Para Carlos Ribeiro, as parcerias são uma oportunidade de dinamizar as ações da Escola e alcançar um número maior de servidores. "A parceria com a Defensoria Pública qualificará, ainda mais, o portfólio das nossas atividades acadêmicas", ressaltou.
Para a defensora pública e diretora da Escola Superior do Piauí, Sarah Miranda, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e sua Escola Superior têm sido exemplo para outros estados, uma vez que disponibiliza aos servidores e defensores ótima estrutura para desenvolver suas funções. “Fiquei encantada com a estrutura da Defensoria do Maranhão e penso que serve de exemplo para outros estados. Está sendo uma ótima troca de experiência conhecer o trabalho da DPE maranhense”, elogiou.
Univima - Após a reunião no gabinete do defensor geral, Cristiano Matos e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) acompanharam a visita técnica que Sarah Viana fez aos estúdios de televisão da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). O objetivo da visita foi conhecer o sistema operacional utilizado pela plataforma do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), utilizado pela DPE/MA para a transmissão ao vivo, via satélite, do curso de cuidador de idoso. A defensora piauiense manifestou interesse em utilizar a metodologia da Esdpe/MA na instituição de ensino que dirige. Está prevista a assinatura de termo de cooperação entre as Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí, por intermédio de suas Escolas Superiores.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?