Pesquisa aponta que cerca de 80% dos usuários recomendam os serviços da DPE

07/05/2013 #Administração
img

Foto:

Setenta e oito por cento das pessoas que procuraram a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís, recomendariam os serviços da instituição, segundo pesquisa de satisfação referente ao primeiro trimestre de 2013.

A utilização da pesquisa é uma das ações do Comitê Interno do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), da DPE/MA, que foi criado para liderar e impulsionar ações de melhoria de gestão desenvolvidas pelo órgão.

A pesquisa, feita por amostragem, foi realizada na capital e tomou como base os questionários disponibilizados e respondidos pelos assistidos de forma espontânea. Atendimento, cortesia, ambiente e tempo de espera foram alguns dos indicadores analisados. No que diz respeito ao atendimento da DPE, realizado por servidores e defensores, 42% dos assistidos consideram excelente, enquanto 39% qualificaram como bom o atendimento prestado. 39% do público classificou como excelente o ambiente da instituição, sendo que 52% o consideraram bom.  O tempo de espera para o atendimento foi avaliado por 24% dos entrevistados como excelente, enquanto 40% o avaliaram como bom.

Quanto ao atendimento na recepção, 34% o consideraram excelente, enquanto 47% o qualificaram como bom. A recomendação dos serviços oferecidos pela Defensoria também foi uma das perguntas do questionário, no qual 78% dos entrevistados se manifestaram de forma positiva.

Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, os resultados são fruto de um trabalho de fortalecimento da imagem da DPE na sociedade. "As ações de defesa do cidadão nas mais diversas áreas reforçam, hoje, o papel da Defensoria Pública como umas dos mais importantes órgãos de promoção da cidadania no estado. O reconhecimento do trabalho realizado pela direção, defensores e servidores serve de estímulo para aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços que prestamos", destacou.

A subdefensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, que também responde pela coordenação do Comitê Interno do Gespública da DPE/MA, explicou que as consultas servem de parâmetro para mudanças que venham a contribuir para que o cidadão encontre na Defensoria Pública uma referência para a busca de solução de seus problemas. "Temos feito pesquisas de satisfação periodicamente para saber como a população tem avaliado os nossos serviços, identificando pontos que precisam ser melhorados e estimulando práticas voltadas a busca da excelência”, afirmou.

De janeiro a março deste ano foram contabilizados 26.403 atendimentos, segundo levantamento do Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap), da DPE.                 

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON