DPE visita Asilo de Mendicidade

30/04/2013 #Administração
img

Foto:

A convite da administração do Asilo de Mendicidade Lar do Idoso, a defensora pública Isabel Cristina Araújo Sousa, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, ambos da DPE/MA, estiveram na instituição de longa permanência situada no bairro do São Francisco para auxiliar no acompanhamento jurídico de questões envolvendo o custeio das despesas dos internos.

Segundo o responsável pelo asilo Ulysses Aires, o mesmo pode, respaldado na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), administrar até 70% da renda do idoso para a manutenção dos serviços da Casa. A Defensoria foi procurada, ainda, por familiares de idosos do Asilo de Mendicidade, que questionam a obrigatoriedade deste repasse.

A defensora Isabel Sousa comprometeu-se a estudar o caso mantendo contato com familiares dos idosos que solicitaram a intervenção da DPE de modo a buscar um entendimento entre as partes. Na oportunidade, as representantes da Defensoria também visitaram as instalações do asilo, como dormitórios, cozinhas, consultórios e conversaram com internos, elementos que poderão auxiliar no melhor encaminhamento do caso. 

“A Defensoria está atenta e irá apurar eventuais responsabilidades”, afirmou Isabel Souza.

O administrador explicou que cada idoso custa à administração do Asilo de Mendicidade mais de R$ 2.500 e que, para manter os serviços a contento, precisa utilizar os rendimentos dos internos. Em razão da falta de contribuição da grande maioria dos familiares, a Loja Maçônica Renascença Maranhense auxilia nas despesas mensais da instituição.    

“O ideal seria que os responsáveis se comprometessem a trazer mantimentos, remédios e afins, e principalmente mantivessem um contato maior, com visitas mais frequentes aos idosos. Por isso buscamos o apoio da Defensoria Pública. Além do suporte nas questões jurídicas, gostaríamos também de um acompanhamento social para tentarmos mudar essa realidade”, destacou Ulisses Aires.     

O Asilo de Mendicidade Lar do Idoso foi fundado pela Loja Renascença Maranhense – instituição maçônica com 111 anos de existência – que é sua mantenedora e tem, atualmente, 20 internos. Segundo Ulysses Aires, são servidas cinco refeições por dia e as medicações prescritas são rigorosamente aplicadas. O asilo oferece aos internos ginástica, tai-chi, fisioterapia e outras atividades, que são possíveis graças a convênios firmados com universidades.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON