Foto:
A corregedora da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Fabíola Almeida Barros, representou, na última segunda-feira (29), a Defensoria Geral na solenidade de lançamento da edição 2013 da campanha permanente Maria da Penha em Ação, promovida pelo Ministério Público maranhense, que tem como foco a prevenção da violência doméstica, com atividades desenvolvidas em instituições de ensino situadas na capital.
Segundo os realizadores da campanha, a primeira edição, ocorrida em 2012, contribuiu para um aumento de 70% nas denúncias de violência doméstica em São Luís, segundo dados do Disque Denúncia.
A promotora de justiça Selma Regina de Souza Martins, titular da 16ª Promotoria Especializada de Defesa da Mulher de São Luís, explicou a dinâmica da campanha para este ano. A primeira etapa será a capacitação de professores de Língua Portuguesa e Artes das redes de ensino estadual e municipal, que terá início no dia 15 de maio. Em seguida, serão realizadas palestras nas escolas, antecedendo um concurso literário envolvendo os estudantes de ensino médio e do 9° ano do ensino fundamental. Em 2012, 90 escolas participaram da campanha.
Violência - Selma Martins falou sobre a violência doméstica no país, que é o 7° no mundo em casos de violência doméstica. De acordo com a promotora, de cada 100 mulheres mortas no Brasil, 70 são assassinadas por maridos, companheiros ou pessoas com quem já tiveram relacionamento. Ela lembrou, ainda, os casos Eliza Samúdio e Mércia Nakashima, ressaltando que a violência contra a mulher atinge todas as classes sociais.
A promotora também apresentou números sobre a violência doméstica no Maranhão, 24° estado no ranking nacional de denúncias. No que diz respeito aos assassinatos de mulheres, por exemplo, São Luís lidera o número de casos, com 30%. Em seguida vêm Imperatriz (8%), Timon (4%) e Conceição do Lago Açu (3%).
Também participaram da solenidade a ouvidora geral da DPE/MA, Mari-Silva Maia, a secretária adjunta da Mulher do Estado, Crisális Araujo: a deputada Gardênia Castelo, representando a Assembleia Legislativa; a vereadora Helena Duailibe, representando a Câmara Municipal e a delegada da Mulher, Kazumi Tanaka, dentre outros.
Fonte: CCOM-MPMA, com informações da DPE/MA.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?