A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou de reunião nas comunidades quilombolas Depósito e Alto Bonito, no município de Brejo, para prestar assistência jurídica em litígio envolvendo quilombolas e proprietários de fazenda. A reunião contou, ainda, com representantes da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e associações locais.
O defensor público e titular do Núcleo Itinerante e de Projetos Especiais da DPE, Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, e a assessora jurídica da Seir, Maria Luíza, visitaram áreas rurais de Depósito que estão em disputa judicial para verificar denúncias e conhecer melhor a situação dos moradores e donos de fazendas no município.
Na reunião, os representantes das entidades relataram a tensão vivida pela comunidade, com cerca de 22 famílias. Além de retaliações pontuais, a comunidade é proibida de passar por dentro da área e, também, criar quaisquer tipos de animais no terreno.
“A Defensoria está atenta à situação dessas comunidades e busca, de maneira responsável, garantir os direitos dos moradores, que precisam se locomover e garantir seu sustento de maneira digna”, enfatizou Joaquim Gonzaga.
Segundo informações prestadas, existem ações possessórias que tramitam na Justiça Federal e Estadual, promovidas contra a comunidade, acusada de, supostamente, abater animais da proprietária da Fazenda Depósito. Ambas as ações estão sendo também acompanhadas pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?