Foto:
O defensor geral do estado, Aldy Mello Filho, e a corregedora geral, Fabíola Almeida Barros, receberam a visita institucional do secretário de Turismo de São Luís, Lula Fylho. Na oportunidade, o gestor apresentou as principais ações que estão sendo planejadas para o setor com vistas a impulsionar a atividade turística na capital, destacando a importância no Centro Histórico, como um dos principais pontos turísticos da cidade. “O governo municipal pretende revitalizar todo o Centro Histórico de São Luís e, em especial, a Praia Grande, dada a beleza do conjunto arquitetônico que atrai turistas de todo o mundo”, comentou.
O secretário acrescentou que tem procurado os órgãos públicos localizados no Centro Histórico para celebração de parcerias. “O objetivo é conhecer o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública para que a mesma possa somar conosco na implementação das ações”. Aldy Mello Filho fez uma breve explanação sobre o papel da DPE, destacando que a sua atuação alcança diversos públicos, dentre eles, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres. “A diversidade do nosso público-alvo demonstra o alcance das nossas ações, servindo, hoje, as defensorias públicas como importantes instrumentos de transformação social”, ponderou.
Fabíola Barros explicou que especificamente na área criminal a atuação da Defensoria Pública ainda não é suficientemente conhecida. “O exercício do direito de defesa é um dos pilares da democracia brasileira, que possibilita a adequada apuração de delitos e, consequentemente, e aplicação justa de eventual penalidade”.
Na oportunidade, o defensor geral convidou o secretário municipal a se integrar nas discussões relativas à construção de um sistema de garantias de direitos a pessoas em situação de rua, com especial atenção àqueles que vivem no Centro Histórico. “Estamos construindo com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) uma parceria voltada a garantir o exercício de direitos às populações em situação de rua. Nesse sentido, o Município de São Luís, como órgão executor da política de assistência social, deve assumir suas responsabilidades e elaborar uma agenda de ações que envolva as mais diversas áreas, dentre elas, saúde e educação”.
Aldy Mello Filho sugeriu ainda ao gestor municipal a formulação de uma política pública voltada à qualificação e inclusão de pessoa em situação de rua no mercado de trabalho, que poderia ser iniciado pelo setor turístico.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?