Foto:
A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) continua o processo de expansão dos seus serviços para o interior do Estado. Na última quarta-feira (20), a DPE entregou à população de Alcântara mais um núcleo de atendimento. Esta é a 18ª unidade da Defensoria instalada no estado e o 38º município a contar com acesso gratuito à Justiça, por meio da atuação de defensores públicos estaduais.
Na ocasião, o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, ressaltou a intensiva busca da Defensoria em alcançar o maior número possível de municípios, democratizando o acesso à Justiça no estado. “Temos encaminhado o processo de interiorização de forma equilibrada e responsável, reforçando a atuação em municípios onde já há Defensoria, de modo a manter qualidade na prestação dos serviços, ao mesmo tempo em que são abertas novas frentes de atuação. As sedes dos núcleos têm sido estruturadas de modo a garantir condições de trabalho aos profissionais e, sobretudo, um atendimento digno à população”, comentou.
O defensor Marcos Fort, titular do núcleo, destacou que a chegada da Defensoria marca um novo momento para a Justiça da cidade. “Agora o cidadão de Alcântara poderá exercer sua cidadania em plenitude. A interiorização dos serviços da Defensoria fortalece não somente a instituição mas, acima de tudo, a democracia”.
A corregedora geral da DPE, Fabíola Almeida Barros, destacou que, com a implantação do núcleo, a população encontrará o amparo necessário para a resolução dos seus conflitos. "Vimos somar com as demais instituições e órgãos para que o povo de Alcântara tenha seus direitos garantidos", afirmou.
Audiência Pública – Durante audiência, realizada pela manhã, precedendo à inauguração, o defensor geral, Aldy Mello Filho, fez uma apresentação das atividades desenvolvidas pela Defensoria e apresentou os números relativos ao crescimento do órgão e dos serviços oferecidos à população.
A presidente da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Alcântara, Geuza Maria dos Santos, elogiou o trabalho da Defensoria e reconheceu que a importância da implantação do núcleo para a população alcantarense. “A comunidade, agora, se sentirá mais segura, na certeza de que a Defensoria irá representá-la. Temos uma comunidade pobre, que muitas vezes, fica sem defesa jurídica por não poder pagar um advogado”, disse.
A deputada estadual Gardênia Castelo, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, pôs a Assembleia Legislativa à disposição da instituição. “Parabenizamos a Defensoria pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo, em especial nesses dois anos. É nítida sua evolução. Sabemos que sem a Defensoria a Justiça fica ‘com uma perna só’. E é por este trabalho bem feito que colocamos a Assembleia à disposição e lembramos que essa luta também é nossa”, disse.
Também participaram do evento a subdefensora-geral, Mariana Albano de Almeida, além de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Legislativo e Executivo municipal e sociedade civil.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?