DPE participa de ação social da Sedihc na área Itaqui-Bacanga

24/01/2013 #Administração

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou nesta quarta-feira (23), de Ação Social na Comunidade do Bonfim, no Bairro da Vila Nova, em São Luís, realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em parceria com a Fundação Terra.

Marcos Roberto Dias Machado, Dagma Azevedo Abreu e Silene Gomes, da equipe da DPE, atenderam aos moradores da comunidade, que estiveram presentes na Unidade Escolar Dr. Aquiles Lisboa, local onde as atividades foram concentradas. A Defensoria Pública do Estado participou com o seu Balcão de Informações, prestando esclarecimentos jurídicos, além da divulgação de projetos institucionais, como o "Ser pai é legal".

Raimundo Rodrigues, de 58 anos, que mora há 30 anos no bairro, participou da ação. “Fiquei feliz em saber que estão se importando conosco. Mobilizaram todo esse pessoal para trazer mais informação para nós”, disse satisfeito o morador, após assistir a uma palestra sobre direitos do consumidor, ministrada por técnicos do Procon.Além do Procon, a equipe da Sedihc também ofereceu informações sobre a Campanha Nacional pela Erradicação do Subregistro.

“A mobilização da Sedihc e da Fundação Terra, além de trazer informações à população, traz também mais cidadania e garante o acesso a direitos fundamentais. Trouxemos uma carreta do Viva Cidadão para que os moradoras daqui tenham acesso à documentação básica”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.

Foram realizados 900 atendimentos na unidade móvel do Viva Cidadão, com o trabalho de emissão de Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Teresa Cutrim, de 63 anos, aprovou a iniciativa. “Trouxe minhas duas netas para tirar o RG, aproveitando a oportunidade que o Viva Cidadão está aqui, já que moramos em um bairro distante e fica mais difícil ir até o centro da cidade”, informou a aposentada.

Durante a programação, a equipe de trabalho da Sedihc realizou sessões do projeto Cine Direitos Humanos nas Escolas, com alunos da Instituição onde as atividades foram concentradas. “O Cine Direitos Humanos nas Escolas tem o objetivo básico de orientar os alunos de maneira simples e colocar em discussão assuntos acerca de comportamento, respeito e convivência”, completou Luiza Oliveira.

Visita - A secretária de Direitos Humanos aproveitou, ainda, para visitar a Unidade de Internação da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) que fica localizada no bairro Alto da Esperança, também na área Itaqui-Bacanga. Na ocasião, a secretária conheceu as instalações que passaram recentemente por uma reforma para receber os adolescentes em conflito com a lei.

Já estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes aos socieducandos, como montagem e manutenção de computadores, cerâmica, artesanato, entre outros. A partir de março, os adolescentes receberão, também, cursos de panificação e confeitaria. Os cursos oferecidos aos adolescentes são frutos de parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania com empresas da iniciativa privada que atuam na região. Os adolescentes da Unidade da Funac no Alto da Esperança também estão incluídos no Projeto “Avança Brasil”, do Governo Federal, que oferece cursos de escolarização e profissionalização.

Com informações da Ascom/Sedihc

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON