O Sistema Fiema, assinou nesta terça-feira (15), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dois convênios com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA). Os convênios serão para dar acesso a mulheres em condição de violência doméstica e jovens adultos em condição de vulnerabilidade social aos cursos profissionalizantes.
Além dos novos convênios, O sistema Fiema e o órgão público ainda assinaram documentos para a prorrogação de outros dois convênios que estão sendo desenvolvidos desde 2010, quando as primeiras parcerias entre o Sistema Fiema e a DPE-MA foram firmadas: um para dar acesso aos cursos do Senai para apenados e outro para dar continuidade ao programa “Ser Pai é Legal”. Este último convênio prorrogado é uma parceria da DPE-MA com o Serviço Social da Indústria (Sesi).
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, os documentos firmados pelo Senai, Sesi e Defensoria Pública mostram que as parcerias entre a iniciativa privada e os órgãos públicos podem produzir bons resultados. “Entendemos que juntos, o poder público e a iniciativa privada, podem fazer muito mais. Sozinhos, o alcance de nossas ações são limitadas”, afirmou Baldez.
O defensor público geral do estado, Aldir Mello de Araújo Filho, afirmou que o Sistema Fiema e a DPE-MA tem atuado em conjunto e feito um trabalho relevante para sociedade maranhense. “Estamos cumprindo um papel social importante, por dar alternativa de inclusão destes grupos sociais que se encontram em condição de vulnerabilidade social”, observou Mello.
Convênio
Os dois novos convênios assinados nesta última terça-feira, foram desenvolvidos para promover a quebra do ciclo de violência doméstica contra mulheres e seus dependentes e para dar alternativas de renda aos jovens entre 18 e 24 anos, que dependem de pensão alimentícia do pai e estão em vias de perder o benefício.
Para isso, a solução encontrada foi treinar estes dois públicos em cursos do Senai, com o objetivo é integrá-los ao mercado de trabalho para que os assistidos possam ter condições de sair da situação de vulnerabilidade social em que se encontram.
O convênio com o Senai que foi prorrogado tem como público alvo os apenados dos regimes aberto, semiaberto e fechado e tem o mesmo objetivo dos dois novos convênios firmados entre o Senai e a DPE-MA. Hoje o Senai oferece 21 modalidades de ensino profissional para atender a demanda da indústria maranhense e oferece cerca de 50 mil novas vagas por ano, no entanto deverá dobrar a sua capacidade de atendimento até 2014.
O outro convênios prorrogado, prevê a continuidade ao Programa “Ser Pai é Legal”, que oferece exames de DNA, custeados pelo Sesi, em processos de reconhecimento de paternidade acompanhados pela DPE-MA. Desde que o convênio foi firmado, no último bimestre de 2011, cerca de 190 testes de DNA para comprovação de paternidade foram realizados.
Além do presidente da Fiema e do defensor geral do Estado, estiveram presentes a assinatura dos documentos o diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura, a sub-defensora geral do Estado, Mariana Albano; A corregedora geral da DPE-MA, Fabíola Barros, e a coordenadora do Núcleo Psicosocial da DPE-MA, Silene Gomes.
FONTE: SITE FIEMA
Há 64 dias
Há 64 dias
Há 64 dias
Há 64 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?