Cidadania - Defensor público geral entrega relatório de gestão

17/12/2012 #Administração

Na tarde de quinta-feira, o jornal O Imparcial recebeu visita de cortesia do defensor público geral do estado, Aldy Mello Filho, para a entrega do relatório de gestão 2010/2012. Reeleito para o 2º mandato, que começou em junho de 2012, o defensor geral entregou o relatório dos dois primeiros anos de gestão. No documento, estão todas as ações da Defensoria Pública do Estado (DPE) realizadas entre junho de 2010 e junho de 2012.         

Um dos desafios da gestão foi impulsionar o processo de crescimento da instituição, aumentando o número de defensores nas comarcas e a cobertura geográfica do órgão. “Tomando por base o ano de 2010, quando havia apenas 47 defensores no estado, o crescimento foi expressivo, já que, hoje, são 110 profissionais. No que se refere à cobertura geográfica, passamos de 6 para 17 núcleos regionais ”, afirmou Aldy Mello, destacando ainda o aumento do número de atendimentos. Em 2011, foram atendidas 183 mil pessoas. De janeiro a outubro de 2012, esse número chega próximo a 300 mil.

O defensor geral lembrou que, no logo no início de sua gestão, em 2010, foram criados núcleos da DPE em Imperatriz e em Açailândia. Em 2011,  foram inauguradas  unidades em Itapecuru, Carolina, Raposa e Codó. Em 2012, em Rosário, Pedreiras, Pinheiro, Chapadinha e Vargem Grande.

Aldy Mello Filho destacou também o aumento de defensores nas varas criminais da capital e no núcleo de execução penal que tinha apenas dois defensores e agora conta com sete membros.

Ações e projetos desenvolvidos

Ser pai é legal – De estímulo ao reconhecimento voluntário da paternidade

Aprender brincando – Voltado à educação em direitos a crianças de 6 a 12 anos das escolas municipais

Criação da Escola Superior da Defensoria

Fortalecimento do Centro Integrado de Apoio a Prevenção de Violência a pessoa Idosa (CAPVI).

Criação do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT

Criação da Ouvidoria externa

Criação da Central de relacionamento com o cidadão

 

Fonte:  Jornal O Imparcial com informações da Ascom/DPE

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON