Defensor geral participa da abertura do I Encontro Estadual de Direitos Humanos

17/12/2012 #Administração
img

Foto:

O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, participou da abertura do I Encontro Estadual de Direitos Humanos, promovido, nesta semana, pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), que teve como objetivo discutir proposições para a regulamentação do Programa Estadual de Direitos Humanos, com vistas a consolidar, de forma coletiva, articulada e intersetorial o programa.

O evento, que tem o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, foi aberto pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Luiza Oliveira e contou com a participação do vice-governador, Washington Luiz Oliveira.

O vice-governador ressaltou o Governo do Estado tem interesse que as políticas públicas de Direitos Humanos sejam efetivadas em todas as esferas da sociedade. “Há muito para ser feito, pois temos grandes desafios que somente serão superados se todos participarem do diálogo e sociedade civil e poder público trabalharem juntos”, afirmou.

A secretária da Sedihc, Luiza Oliveira, destacou o empenho de segmentos da sociedade e do poder público na promoção dos direitos humanos. “Esse encontro é um demonstrativo de que há uma articulação intersetorial e coletiva para o avanço dessas políticas em todo o estado”, frisou.

Durante o seu pronunciamento, o defensor geral do estado, Aldy Mello Filho, destacou o avanços das políticas sociais nos países latino-americanos, ressalvando que a pobreza, contudo, continua sendo o maior obstáculo ao pleno exercício dos direitos humanos. "Segundo o Pnud, um terço da população mundial ainda vive abaixo da linha extrema de pobreza. O trabalho escravo, a tortura, a exploração sexual contra crianças, a falta de moradias adequadas, a violência de gênero são exemplos violações de direitos humanos que exigem a criação de espaços de diálogos que favoreçam a repactuação de compromissos por parte do estado, da sociedade civil e das instituições públicas na construção, coletiva e compartilhada, de uma cultura de direitos fundada na universalidade das garantias e no respeito pelo diferente", assinalou, destacando ainda a importância das discussões em âmbito estadual para a validação e implementação de uma agenda permanente de afirmação de direitos humanos no Maranhão.

Representando a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Roseane Oliveira lembrou que o encontro é parte de um processo que foi iniciado em 1998. “É um momento para revisarmos o plano de direitos humanos e para fazermos um balanço do programa estadual até hoje”, comentou.

O encontro ocorrido na Universidade Ceuma, no Renascença, em São Luís, reuniu representantes de conselhos de defesa dos direitos humanos, de segmentos sociais organizados e dos diversos órgãos ligados diretamente à promoção dos direitos humanos.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON