Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) participou de evento realizado na Escola de Cegos, no bairro do Bequimão, no último dia 03, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O objetivo da mobilização foi provocar uma reflexão sobre a garantia dos direitos deste segmento social. Com o tema “Dia 03 de Dezembro: acessibilidade, siga esta ideia”, o evento também estimulou discussões sobre a importância da implementação de políticas públicas e da inclusão social das pessoas com deficiência.
A atividade foi promovida pelo Fórum das Entidades das Pessoas com Deficiência e Patologias, em parceria com a DPE/MA, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Estadual da Saúde.
Durante o evento, a coordenadora do Centro Integrado da Pessoa com Deficiência (CIAPD), em fase de implantação, Lívia Carvalho, apresentou a palestra “A DPE-MA: dinâmica de atendimento institucional e os direitos da pessoa com deficiência”.
Na ocasião, ela informou que em nosso estado existe mais de um milhão e seiscentas pessoas que possuem algum tipo de deficiência (IBGE, 2010) que precisam ser respeitadas como cidadão. “Apesar de não contarmos com pesquisas acerca do perfil e condições de vida da pessoa com deficiência, os movimentos sociais organizados apontam que muitos são negligenciados e sofrem com violência doméstica”, destacou. Em decorrência dessa demanda, a DPE-MA está em processo de implantação de um Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência, visando enfrentar e prevenir todos os tipos de violência a essas pessoas. A instituição já conta com um Núcleo especializado voltado às demandas jurídicas.
Estiveram presentes estudantes da Escola de Cegos, do Centro Integrado de Educação Especial Padre João Mohana, do Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff, da Associação dos Surdos do Maranhão (ASMA) e integrantes do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), do Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez e membros da Associação do Lesado Medular (ALM). Também foram realizadas oficinas de sorobam, de braile, exposição de audiolivros através de programas de computadores, além de jogos adaptados para pessoas com deficiência visual.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?