Sejap realiza ações nos presídios no Dia Internacional de Combate a Aids

06/12/2012 #Administração

 

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) realizou ações no presídio maranhense no Dia Internacional de Combate a Aids, instituído no dia 1° de dezembro. Houve distribuição de preservativos e entrega de material educativo a detentos e familiares. A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre o risco da doença. No âmbito da saúde, o órgão tem investido em ações eficazes para garantir melhorias nesse setor.

Na Penitenciária de Pedrinhas, onde funciona o Núcleo de Atenção à Saúde, as ações foram intensas. A coordenadora de saúde do Núcleo, Iolice Ribeiro, disse que o ato é potencialmente preventivo. "A finalidade é conscientizar os detentos sobre como eles devem se prevenir para evitar contrair o vírus da Aids", disse.

A entrega de preservativos aconteceu em todas as unidades prisionais de São Luís e interior. Palestras e conversas informais para conscientizar a maior parte da população carcerária do Maranhão sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e, em especial, a Aids. "Sabemos que muitos internos não dão ouvidos, mas pretendemos com essas ações alcança-los. Não somente a eles mais os seus familiares", destacou Ribeiro.

Referência - O Núcleo de Atenção a Saúde é referência no sistema carcerário do estado no que diz respeito ao tratamento de algumas doenças. No caso da Aids, há acompanhamento médico diário. Dados do próprio Núcleo revelam que, hoje, existem 13 pessoas portadoras do vírus HIV dentro do sistema prisional, sendo 11 homens e 2 mulheres. "Todos eles recebem o medicamento e estão com a doença controlada", comentou Iolice Ribeiro.

Para reforçar o titulo de Núcleo referencia, a unidade de saúde oferece teste rápido de HIV no qual a pessoa recebe o resultado em questão de minutos. O núcleo também disponibiliza aos presos atendimentos na área de saúde preventiva, diagnostico e tratamento de doenças (hipertensão, diabetes, tuberculose, Aids e outras), além de contar com sala para internação com 20 vagas e setor psicossocial.

Outras ações

Uma das ações mais comuns realizadas no âmbito da saúde no sistema prisional do Estado é o atendimento odontológico e clínico através da Unidade Móvel de Saúde. Fruto da parceria entre a Defensoria Pública Estadual, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Sejap, esta ação tem beneficiado mais de 100 internos das mais diferentes unidades prisionais do Maranhão.

Além disso, o atendimento aos presos com transtornos metal também tem sido alvo das ações no âmbito da saúde no sistema. Fruto da parceria entre a Sejap e SES, os trabalhos têm trazido bons resultados. "Hoje nós temos garantido atendimento médico psiquiátrico a todos os internos que sofre de transtorno mental", afirmou o coordenador de ressocialização da Sejap, Roberto Araújo. Para garantir que todas essas ações aconteçam o sistema prisional maranhense possui mais de 45 enfermeiras e técnicas de enfermagem dando todo suporte ao quadro de saúde dos estabelecimentos penais. "O quantitativo é suficiente para dar toda assistência aos internos", concluiu.

Fonte: Site Imirante

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON