Aldy Mello Filho participa da abertura da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

28/11/2012 #Administração

 

O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, participou da abertura da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul que se encerra nesta sexta-feira, 30, em São Luís. No seu pronunciamento, o defensor geral destacou a importância da mostra na formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

“O evento já faz parte do calendário das grandes ações culturais  do estado. Ao falar de temas como a inclusão de pessoas com deficiência, igualdade de gênero, valorização do idoso, pessoas em situação de rua, dentre outros, a linguagem de cinema é utilizada para favorecer uma reflexão pública a cerca de assuntos afetos à atuação da Defensoria, que apoia a realização da mostra em São Luís”, comentou Aldy Mello Filho.

O Teatro da Cidade de São Luís, onde estão sendo exibidos os filmes até o próximo dia 30, ficou pequeno para a quantidade de pessoas, grande parte estudantes, que compareceram à abertura do evento. Além das falas dos representantes das instituições parceiras, durante a abertura, houve a apresentação do coral “Deus Conosco”, do Centro de Ressocialização de Mulheres Apenadas. Em seguidas, foram exibidos os curtas-metragens “O cadeado”, de Leon Sampaio; “A galinha que burlou o sistema”, de Quico Meireles; “Menino do cinco”, de Marcelos Matos de Oliveira e Wallace Nogueira; e “A Fábrica”, de Aly Muritiba.     

Numa realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e patrocínio da Petrobras, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948. A Mostra é sendo exibida em 26 capitais e Distrito Federal, sempre com entrada franca. 

Durante esta semana serão exibidos 37 filmes, incluindo vários títulos inéditos no Brasil, produzidos recentemente nos países sul-americanos, criando espaços para que produtores e profissionais do cinema divulguem seus trabalhos relacionados aos direitos humanos. A programação completa está disponível no site www.cinedireitoshumanos.org.br.

A abertura do evento contou ainda com a participação da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Salete Valezan Camba, da secretária institucional do Ministério Público, a promotora Fabíola Fernandes, a diretora do Teatro da Cidade de São Luís, Leila Nascimento, e do representante da Secretaria de Estado da Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), Pedro Gabriel Souza.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON