Defensores públicos prestam assistência jurídica a pacientes do Aquiles Lisboa

23/10/2012 #Administração
img

Foto:

As Defensorias Públicas do Estado e da União prestaram atendimento jurídico voltado a usuários e ex-internos do Hospital Aquiles Lisboa, unidade de referência estadual para o tratamento da hanseníase no Maranhão. A ação fez parte da programação alusiva aos 75 anos de atividades da unidade hospitalar. O grupo de trabalho foi composto por seis defensores públicos estaduais e federais, além de estagiários do curso de Direito e servidores das duas instituições. 

“Iniciativas como essas são importantes, pois levam a quem mais precisa o acesso a informações básicas relativas aos seus direitos e obrigações, fomentando o desenvolvimento da cidadania”, avaliou o defensor Edilson Santana Filho, que participou do trabalho juntamente com os colegas Diego Bugs e Leandro Pires. 

O Hospital Aquiles Lisboa, também conhecido como Colônia do Bonfim, segundo acrescentou Edilson Filho, destaca-se pelo histórico de segmentarismo e discriminação, tornando o esclarecimento jurídico mais necessário ainda.

Durante a ação, o defensor público Diego Bugs esclareceu dúvidas de uma assistida sobre questões relativas à aposentadoria, contrato de financiamento e seguro de veículo, além de outros temas relacionados aos direitos do consumidor.

O defensor Leandro Pires, por sua vez, atendeu um morador da região, que buscava informações sobre divórcio, uma vez que ele se encontra há mais de 10 anos separado da ex-mulher. Após receber a orientação jurídica, o assistido elogiou e agradeceu o apoio da Defensoria Pública.

De acordo com a diretora do hospital, Celijane Melo, de todas as atividades incluídas na semana de comemoração, a ação de assistência jurídica realizada pelos defensores foi uma das mais importantes, pois atende ao anseio de muitos pacientes e ex-internos do Aquiles Lisboa. "Somos constantemente procurados por pacientes e, principalmente, por ex-internos que buscam auxílio jurídico para recebimento de benefícios a que têm direito, dentre outros casos", disse.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON