DPE e AML divulgam resultado de concurso literário e homenageiam idosos centenários

02/10/2012 #Administração
img

Foto:

 

Depois de prestar homenagem a idosos centenários que residem em São Luís, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) anunciou, nesta segunda-feira (1º), os vencedores do I Concurso Literário “Re-Vivendo Memórias”. Como prêmio, eles terão os seus trabalhos publicados em um livro, cuja sessão de autógrafos será marcada posteriormente. A solenidade de divulgação do resultado aconteceu na Academia Maranhense de Letras (AML), reunindo um grande número de autoridades, idosos e familiares. O evento fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso e em comemoração aos 400 anos de São Luís.

Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, “o concurso literário promovido pela Defensoria Pública, em parceria com a Academia Maranhense de Letras, visa estimular a produção literária dos idosos do nosso Estado, de modo a favorecer a ideia de que o envelhecimento não impede que o indivíduo idoso continue ativo, participando da vida social em condição de igualdade com os demais cidadãos”.    

Voltado a idosos com 60 anos ou mais, o concurso teve ainda como objetivo dar visibilidade às expressões culturais produzidas pelos idosos. “Em minha opinião, esse concurso literário seja, talvez, o mais importante evento em comemoração aos 400 anos da cidade de São Luís”, destacou o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar.

Ao fazer destaque à força e à disposição dos idosos centenários sentados na plateia, o deputado Jota Pinto parabenizou a iniciativa da Defensoria e da AML e dos idosos que participaram do concurso. O mesmo sentimento foi compartilhado pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Luiza Oliveira, que em um breve discurso, chamou atenção para a existência de um sistema de garantia de direitos dos idosos no Brasil que, apesar de todos os esforços, ainda não funciona como deveria.                    

Coordenado pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, o concurso literário premiou com certificados os três melhores trabalhos, nas categorias crônicas, contos e poesias. Todos os participantes, porém, receberam menção honrosa. A comissão julgadora foi composta por membros da AML. O concurso literário conta com o apoio de parceiros da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e de outras instituições comprometidas com a valorização e a dignidade da pessoa idosa.

Também fizeram parte da mesa de abertura do evento, a subdefensora Mariana Albano de Almeida, a corregedora da DPE, Fabíola Barros, a coordenadora do Ciapvi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), Isabel Lopizic, a Ouvidora geral do Ministério Público, a procuradora de Justiça Mariléia Santos Costa, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ivaneide Giacomini da Cruz.

Programação – A solenidade de divulgação dos vencedores do concurso foi bastante movimentada com a apresentação de vários grupos de idosos, entre eles o coral da Fundação de Seguridade Social (Geap) e da Associação de Amigos do GEN. Houve ainda a apresentação do cantor e compositor Guilherme Guimas e a declamação de um poema pelo professor Fernando Ramos, ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON