Defensoria celebra Dia Mundial do Habitat em ocupação vertical de São Luís

01/10/2012 #Administração

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), através do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, realizou, no último sábado (29), evento celebrando o Dia Mundial  Habitat, criado desde 1986 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que acontece sempre na primeira segunda-feira de outubro de cada ano, para provocar reflexões sobre a situação das cidades e do direito humano à moradia adequada.

A programação aconteceu no Edifício Santa Luzia, no Renascença, cuja comunidade, formada por trinta e duas famílias, constitui a única ocupação vertical da capital maranhense, existente há nove anos, e que vem recebendo assistência jurídica da Defensoria Pública desde 2009.

Durante o evento, foi exibido o documentário “Leva”, que acompanha a vida de moradores do Edifício Mauá, no Centro de São Paulo,  e revela a organização de famílias sem-teto, que após a ocupação do prédio, transformaram o espaço, então abandonado, em um lugar habitável.

O documentário serviu de mote para a realização, em seguida, da oficina “Mobilização e Organização Comunitária”, ministrada pelo defensor público Alberto Guilherme Tavares, titular do Núcleo de Moradia da DPE/MA.    

O evento contou ainda com a participação da Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado, Mari-Silva Maia, do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública, Cristiano Matos de Santana, e de alunos do Programa de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Pajup) da Universidade Dom Bosco.  

 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON