Solenidade encerra Programa Mulheres Mil na Penitenciária Feminina

03/09/2012 #Administração

Dois dias de festa para as egressas e internas da Penitenciária Feminina de Pedrinhas. O Instituto Federal do Maranhão (Ifma) recebeu a turma de egressas da Penitenciária Feminina, na quarta-feira (29), para entrega de certificados do curso ofertado pelo Programa Mulheres. Nesta quinta-feira (30), quem celebrou o fim do curso foram as internas da unidade que também receberam seus certificados.

O Projeto Mulheres Mil do Governo Federal é executado pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e, em parceria com a Secretária de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, tem como foco as egressas e familiares do sistema prisional.

“O Mulheres Mil já havia sido realizado para internas de outros estados, mas é a primeira vez que fazemos o projeto com ex-internas do sistema e isso com certeza já é um marco. Auxiliar na volta dessas mulheres ao mercado de trabalho é com certeza gratificante”, revelou a coordenadora estadual do Programa, Maria Tereza Fabro.

Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados no auditório do Ifma, no Campus Monte Castelo, a subsecretária de Estado da Justiça e Administração Penitenciária, Leopoldina Amélia Barros; a reitora em exercício do Instituto Federal do Maranhão e o pró- reitor de extensão, Marise Piedade Carvalho e Marco Torreão; Licia Dias, do Tribunal de Justiça, representou o juiz Jamil Aguiar; o defensor público, Alberto Bastos; o juiz Douglas de Melo Martins e demais envolvidos no projeto.

No total 26 egressas e internas da Penitenciária Feminina receberam certificado do curso de qualificação profissional em introdução á culinária e outras oito receberam certificado pelo curso de artesanato.

Representando a Secretária de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), a subsecretária de Estado da Justiça e de Administração Penitenciária, Leopoldina Amélia Barros, definiu este momento como fruto de um trabalho feito em equipe. “Em meu nome e do secretário Sérgio Tamer só tenho a agradecer aos parceiros que colaboraram com a Sejap para o desenvolvimento do projeto”

Para a ex-interna Célia Regina Costa, o curso proporcionou bem mais do que um aprendizado. “Com o curso de culinária pude aperfeiçoar o que já sabia e gostava de fazer, mas, além disso, graças ao curso consegui um emprego na cozinha da penitenciária feminina” declarou.

O juiz Douglas de Melo Martins que atualmente é coordenador do grupo de monitoramento, aperfeiçoamento e fiscalização do sistema carcerário, o curso abrirá muitas portas, pois foi dado por uma instituição de renome que é o Instituto Federal do Maranhão. “A oportunidade foi dada. Aproveitem isso e queiram sempre mais na vida de vocês” enfatizou o juiz.

Fonte: Secom Maranhão

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON