Foto:
Membros e servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís, tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (3), de aprofundar os conhecimentos sobre práticas e hábitos que devem ser adotados no ambiente de trabalho para garantir a melhoria dos fluxos e rotinas da instituição, apoiada em uma nova postura profissional, que terá como um dos reflexos a melhoria no desempenho e produtividade da instituição. A ação foi mais uma das atividades de sensibilização previstas pelo Programa 5S, que é executado pela Defensoria desde o ano passado.
A subdefensora Mariana Albano de Almeida e a corregedora da DPE, Fabíola Barros, participaram do encontro, destacando a importância de estimular a aplicação dos ensinamentos do 5S dentro da instituição. Na abertura do evento, Mariana Albano, que também é presidente do Comitê Gestor Interno de Qualidade, informou que o 5S é mais uma ferramenta do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública, criado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, ao qual a DPE/MA aderiu em 2010. Falou ainda sobre o cronograma de atividades e ações que será desenvolvido ao longo do ano com vistas à implementação dos programas de qualidade da DPE/MA.
“A partir da próxima semana, recolheremos para a reciclagem todo o papel que não tem mais serventia com o objetivo de doarmos a instituições que podem convertê-lo em ajuda financeira”, destacou.
Realizado no auditório da Defensoria Pública, a palestra do 5S foi ministrada pela terapeuta ocupacional Leidismar Nalasco, responsável pela aplicação do Programa no âmbito da instituição. Para dar oportunidade a todos, a palestra aconteceu em dois horários, sempre com a realização de dinâmicas para estimular e integrar os participantes.
Segundo a palestrante, o 5S é um sistema de qualidade pessoal que enfatiza a prática de bons hábitos no ambiente de trabalho. “Trata-se se um programa participativo que proporciona aumento de produtividade e de satisfação, pela melhoria do ambiente de trabalho. Cada um de nós temos de fortalecer a cultura da excelência, que traz benefícios para a toda a nossa vida”, disse Leidismar Nalasco.
O Programa 5S é inspirado no modelo japonês de gestão do trabalho, que estabelece mudanças de hábitos e dinâmicas para promover a disciplina por meio da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Ele se baseia em cinco eixos ou sensos: utilização (Seiri), ordenação (Seiton), limpeza (Seisou), saúde (Seiketsu) e autodisciplina (Shitsuke).
Há 64 dias
Há 64 dias
Há 64 dias
Há 64 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?