DPE capacita policiais para atendimento humanizado a idosos

15/06/2012 #Administração
img

Foto:

Para contribuir com a redução dos índices de violência contra a pessoa idosa, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), realiza até o próximo dia 22 de junho, capacitação voltada para 80 policiais que atendem os bairros Vila Brasil e Pedrinhas, em São Luís, São José de Ribamar e Raposa. A atividade faz parte da programação da Campanha Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, lançada no último dia 15, pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).

Trata-se da segunda fase do trabalho que, semana passada, qualificou 120 policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsáveis pelo policiamento na Cidade Olímpica e adjacências, além de Paço do Lumiar e Raposa.

Durante a primeira fase da capacitação, que aconteceu na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Cidade Operária, os policiais receberam informações sobre o processo de envelhecimento e as situações de violência mais comuns contra os idosos. A rede de defesa e proteção do idoso também foi outro ponto destacado, bem como orientações voltadas aos familiares.

“Avaliamos ser de grande importância repassar esses conhecimentos aos policiais, uma vez que os mesmos são muito demandados para realizar atendimento em situações envolvendo violência contra o idoso, sobretudo na região metropolitana de São Luís, onde os números da violência são bastante elevados”, destacou a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic.  

Para o major Jorge Araújo, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, a parceria com a Defensoria é bastante positiva. “Essa capacitação tem despertado nos policiais uma nova consciência sobre o processo de envelhecimento, estimulando as boas práticas dentro do ambiente de trabalho assim como no convívio familiar, uma vez que todo policial tem hoje algum parente idoso”, destacou o major. “Muitos policiais estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública, podendo, dessa forma, ajudar melhor a comunidade quando existir demandas envolvendo o acesso à justiça”.

Na programação constam ainda temas como “O envelhecimento no século atual e suas implicações na comunidade”, “O Estatuto do Idoso e a garantia de direitos”, “O Ciapvi como instrumento de defesa dos direitos do idoso”, “Abordagem, acolhimento e atendimento à população idosa pela PM” e “Rede de atendimento e defesa da pessoa idosa na grande ilha”.



Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON