O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, reconduzido ao cargo de chefe da Defensoria Pública do Maranhão, no último dia 1º de junho, teve o trabalho reconhecido pelos gestores que ocupam cargos de relevância nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo maranhense. Os dois anos da gestão de Aldy Mello Filho foram colocados à prova, em abril deste ano, durante a realização das eleições para o cargo de defensor geral do Estado.
Respaldado por um pleito do qual foi candidato único, o defensor geral recebeu 61 dos 76 votos registrados, o equivalente a 81% da votação. Segundo editorial publicado no jornal O Estado do Maranhão, no dia 14 de abril, a reeleição de Aldy Mello Filho não surpreendeu.
Na opinião do jornal, foi o desfecho natural de uma gestão vitoriosa. “Durante dois anos, o defensor público-geral fez um trabalho intenso e correto de consolidação da Defensoria Pública, uma instituição nova, que tem a nobre tarefa de dar assistência jurídica àqueles cidadãos que não têm condições de pagar um advogado e que teve de superar muitos obstáculos para, finalmente, avançar sem maiores percalços”. Para o jornal, “ao lhe dar um novo mandato, os defensores do Maranhão apostaram na profissionalização da instituição”.
O empenho de Aldy Mello Filho à frente da DPE/MA também foi destacado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, durante a solenidade de posse para o segundo mandato do defensor geral. “Posso afirmar que ainda não havia conhecido um gestor com tão grande capacidade de reivindicar e insistir na postulação de suas demandas que têm como foco principal a existência de uma sociedade mais justa e com capacidade para realizar os seus sonhos. É por isso que reafirmo que estamos de braços abertos para os defensores do Maranhão, reiterando o nosso compromisso em manter a parceria entre a administração estadual e a Defensoria Pública”, afirmou.
Também chamou atenção às qualidades do gestor da Defensoria, o secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, que apontou o aumento do número de defensores e a ampliação da cobertura geográfica da DPE como exemplos de uma bem sucedida gestão. Para a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, o compromisso com a defesa das comunidades quilombolas, fruto de convênio firmado entre as duas instituições, demonstra a sensibilidade do chefe da Defensoria com a defesa de grupos sociais vulneráveis. Já a procuradora-geral do Estado, Helena Haickel, destacou a recente premiação da DPE no programa GESPÚBLICA, afirmando que a Defensoria do Maranhão é referência nacional.
As manifestações de reconhecimento ao trabalho do defensor geral partiram também de instituições que compõem o sistema de justiça, parceiros naturais da Defensoria Pública. Para a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, graças à política de melhorias encaminhadas pelo defensor geral, a Defensoria Pública encontra-se hoje mais estruturada e mais organizada para atender às demandas dos hipossuficientes. Segundo o presidente do TJMA, Guerreiro Júnior, Aldy Mello Filho “conseguiu impor ao órgão uma dinâmica de trabalho moderna, ágil e com forte identificação com expressiva parcela da comunidade”. Para o desembargador Jamil Gedeon, presidente do TJMA no biênio 2009/2011, a “sensibilidade e competência do Defensor Público-Geral e de sua equipe representaram valiosas ferramentas para o alcance contínuo das missões constitucionais da Defensoria Pública do Estado do Maranhão”. Gedeon destacou as parcerias firmadas entre a DPE e o TJ voltadas à reintegração social dos detentos dos regimes aberto e livramento condicional e o protocolo de intenção entre o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública de instalação do Centro de Apoio às Vítimas de Violência – CEAV, importante passo para viabilizar o atendimento diário às vítimas de crimes dolosos e aos seus familiares, como exemplos da exitosa parceria interinstitucional encaminhada durante a primeira gestão de Aldy Mello Filho.
O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, por sua vez, frisou a retomada do processo de interiorização da Defensoria, bem como ações de estímulo ao reconhecimento voluntário da paternidade, de educação em direitos a alunos da rede pública de ensino, e ações de combate e prevenção à violência contra o idoso, como marcas da administração do defensor geral do Estado. Todos os depoimentos serão reproduzidos no relatório de gestão que está sendo finalizado.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
