Defensores públicos vão integrar Diretoria da APAC em Bacabal

22/05/2012 #Administração

Os defensores públicos com atuação no Núcleo Regional de Bacabal, Jordão Veras de Azevedo e Gustavo Batista e Silva irão compor a Diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) do município, nas funções de diretor jurídico e primeiro secretário, respectivamente. A definição aconteceu na 3º reunião, realizada no início do mês na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bacabal, para discutir a criação e implantação da APAC.

Na ocasião, o secretário adjunto de Reintegração Social da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Frei Ribamar Cardoso, fez uma exposição sobre o método APAC, que tem como finalidade a recuperação e a reintegração social do detento. De acordo com Ribamar, esse método tem como objetivo promover a humanização da pena de prisão e a valorização do ser humano, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de se recuperar.

Frei Ribamar explicou, ainda, que na APAC os presos são corresponsáveis pela sua recuperação, tendo assistência espiritual, social, médica, psicológica e jurídica prestada por voluntários da comunidade. Os presos têm acesso a cursos supletivos, profissionalizantes, técnicos e até de nível superior, além de oficinas de arte, laborterapia e outras atividades que possam contribuir para a reinserção social do apenado.

O método da APAC foi reconhecido pelo Prison Fellowship Internacional (PFI), organização não governamental que atua como órgão consultivo da Organização das Nações Unidas (ONU) em assuntos penitenciários, como uma alternativa para humanizar a execução penal e o tratamento penitenciário. Hoje, está implantando em mais de 130 cidades brasileiras e em países como Argentina, Equador, Estados Unidos, Peru, Escócia, Coréia do Sul e Alemanha.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON