 
								Foto:
“O grande desafio do nosso tempo no que se refere aos direitos humanos não é mais a sua fundamentação ou proclamação formal, e sim sua efetivação”, disse o professor Dirley da Cunha Júnior, citando o filósofo italiano Norberto Bobbio, autor do livro “A era dos direitos”. O juiz federal e doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP esteve em São Luís, na última sexta-feira, 11, a convite da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE), para discorrer, entre outros assuntos, sobre os desafios do direito constitucional contemporâneo.
A apresentação do palestrante foi feita pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, que destacou a larga experiência do magistrado na defesa de teses e estudos sobre direito constitucional, com a publicação de livros sobre o tema, dentre eles, o “Controle de Constitucionalidade – Teoria e Prática”, cujo autor fez questão de presentear a ESDPE, entregando um exemplar ao diretor Cristiano Matos de Santana.
Aldy Mello Filho lembrou ainda que a doutrina do professor Dirley foi amplamente utilizada na fundamentação das ações judiciais voltadas ao reconhecimento da DPE/MA, tendo sido o professor Dirley o primeiro autor a falar sobre o tema, tão logo promulgada a emenda 45/2004, que trata sobre a Reforma do Judiciário.
Durante a palestra, que foi acompanhada por um grande número de defensores públicos e demais operadores do Direito, Dirley da Cunha Júnior abordou temas como “A Constituição e a Defesa da Supremacia Constitucional”; “A legitimidade democrática da jurisdição constitucional”; “Modelos de controle de constitucionalidade”; “Jurisdição Constitucional e a Defensoria Pública”.
O diretor da ESDPE, Cristiano Matos, fez o encerramento do minicurso, destacando a importância do aprofundamento das discussões sobre o controle da constitucionalidade, abordado por Dirley Júnior, para atuação dos defensores públicos, assim como de toda comunidade jurídica.
Dirley da Cunha Júnior é mestre em Direito Econômico pela UFBA e professor do mestrado e doutorado em Direito da Universidade Federal da Bahia. O juiz federal é também membro da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), além de presidente fundador do Instituto de Direito Constitucional da Bahia (IDCB).
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
