Atendendo a convite do defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, o Ministério Público do Estado do Maranhão participou do II Curso de Formação dos 33 novos defensores públicos, recém-empossados pela Defensoria Pública do Estado.
Para ministrar a palestra “Formas de cooperação entre Defensoria Pública e Ministério Público na defesa de direitos humanos” foi convidado o promotor de Justiça da Comarca de Imperatriz, Joaquim Ribeiro de Souza Júnior que, durante seu tempo de fala fez questão de ressaltar que deve haver uma maior aproximação entre todos os operadores do direito.
O promotor também ressaltou que cada instituição deve manter-se atenta a sua missão constitucional, mas isso não deve representar um afastamento entre os profissionais respectivos, mas, ao contrário, deve haver uma aproximação.
Joaquim Junior disse que foi muito boa a oportunidade de passar a visão ministerial acerca do papel da Defensoria Pública, ressaltando que, o principal papel desta instituição é a defesa dos hipossuficientes em todos os graus de jurisdição. “É fato que pessoas economicamente abastadas e que podem arcar com honorários advocatícios são defendidas de forma bastante eficiente em processos judiciais. Já os hipossuficientes, geralmente defendidos por dativos no interior do Estado, não tem seus interesses defendidos com a mesma qualidade. A Defensoria Pública precisa se fazer presente, reduzindo essa desigualdade”, afirmou o promotor.
O defensor público Fábio Souza de Carvalho, que assistiu a palestra do promotor, salientou que “o Dr. Joaquim Júnior é uma referência e um exemplo a ser seguido por todos os profissionais do direito, em razão de sua eficiência e sua honestidade”.
Ao final, foi entregue certificado da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
Fonte: Ascom/Ampem
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
