A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Maranhão celebrou, na quinta-feira, em solenidade realizada no auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, 80 anos de existência no estado. Durante a festa, prestigiada por diversas autoridades do Estado, Município, poderes Legislativo e Judiciário, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um selo comemorativo aos 80 anos da seccional Maranhão. O presidente do Conselho Federal da Ordem, Ophir Cavalcante, participou do evento, ao lado do presidente da OAB/MA, Mário Macieira. A morte do jornalista Décio Sá foi lembrada e os presentes fizeram um minuto de silêncio em respeito a sua memória.
Durante a solenidade, também foram feitas homenagens a ex-presidentes da entidade, lembrados por meio de encenação, que contou também com exibição de vídeo e interpretação de músicas regionais e nacionais. Os 19 ex-presidentes (ou representantes) da entidade no estado receberam, cada um, uma placa comemorativa aos 80 anos.
Importância - Mário Macieira destacou a importância de todos os ex-presidentes da entidade no processo de construção da história da OAB, reforçando o seu comprometimento pelo zelo das prerrogativas da instituição no estado. Ele disse que a Ordem é de fundamental importância para a sociedade maranhense. “A OAB alcança a defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e dos valores que são fundamentais para a vida em uma sociedade democrática”, disse.
O conselheiro federal da OAB, Ophir Cavalcante, destacou o trabalho desenvolvido pela OAB no estado. “A OAB do Maranhão tem prestado um relevante serviço para o fortalecimento da Justiça, da advocacia e, sobretudo, na defesa do cidadão brasileiro. Portanto, esses 80 anos têm de ser muito bem comemorados e, claro, eles nos remetem a uma nova responsabilidade, que é exatamente sobre o que fazer nos próximos 80 anos. Acredito que a OAB no Maranhão está no passo certo”, completou.
Orgulho - O prefeito de São Luís, João Castelo, que também é advogado, falou do orgulho em fazer parte da entidade. “Admiro muito órgãos como a OAB, que lutam pela democracia e coloca acima de qualquer interesse pessoal os interesses do povo e da Constituição. Isso é importante”, afirmou.
Para o defensor-geral da Defensoria Pública no Maranhão, Aldy Mello, a OAB é uma das instituições mais sólidas no Brasil. “A OAB tem um histórico de lutas em defesa da democracia, acompanha o processo de redemocratização do país e, no que diz respeito à Defensoria Pública, ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para ser reconhecida a sua autonomia. Isso representa um divisor de águas para a sociedade”, enfatizou.
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
