DPE participa de ação social no Morro do Zé Bombom

19/03/2012 #Administração

 

Parceira da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em ação social realizada neste fim de semana, no Morro do Zé Bombom, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou atendimento jurídico e promoveu educação em direitos voltada aos moradores da ocupação situada no bairro do Coroadinho e áreas adjacentes. A maior demanda atendida no local pela Defensoria Pública foi de casos relacionados às áreas de família, infância e juventude, criminal e registro público.    

A iniciativa, que teve como objetivo levar cidadania e inclusão social a milhares de moradores de toda a região, foi concentrada no Centro de Ensino Médio do bairro, localizado na Rua Dom Pedro I. Além da jurídica, também foram oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, cultura, esporte e lazer. A apresentação dos projetos preventivo-sociais desenvolvidos pela SSP também integraram a programação da ação social, dentre eles, a Delegacia Geral na Comunidade, Esporte Sem Drogas, Jovens Construindo a Cidadania e Inclusão Digital.

Segundo a corregedora geral da DPE/MA, Fabíola Barros, “a instituição tem a satisfação de participar de eventos como estes por entender que são de grande relevância para a disseminação de uma cultura de respeito e de valorização da comunidade, sobretudo por trabalhar na área da prevenção”.

Presente à ação, o advogado Claudio Caldas Santos, da equipe da DPE/MA, informou que os atendimentos realizados na ação, que necessitam de intervenção jurídica mais efetiva, foram encaminhados para a sede da instituição, em São Luís, para as devidas providências quanto ao ajuizamento de ações. “O que a gente percebe é que grande parte da população dessa área desconhece seus direitos e, por isso, a importância de estarmos aqui para alertá-los sobre diferentes situações”.   

A ação contou também com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), Hemomar e outras instituições. "Estamos realizando ações de cidadania no bairro como parte dos trabalhos de prevenção desenvolvidos pelo Sistema de Segurança Pública. Nosso intuito é levar, além das ações de repressão, trabalhos que proporcionem cidadania e que contribuam com a melhoria de vida aos moradores. Esta é uma nova forma de se fazer Segurança Pública, focada no policiamento comunitário e na presença do poder público dentro dos bairros", comentou o secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP, tenente-coronel Antonio Roberto Silva.

Dentre os serviços ofertados, mais de cem pessoas tiveram acesso, gratuitamente, a carteira de Identidade. O documento foi emitido por técnicos do Instituto de Identificação (Ident), órgão ligado a Superintendência de Polícia Técnica-Cientifica (SPTC), da Polícia Civil do Maranhão.

Policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) fizeram uma apresentação com sobrevôo na região. Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da PM, do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) e do Pelotão Especial de Canil do Batalhão de Choque também mostraram os trabalhos e treinamentos desenvolvidos por cada companhia de Polícia. Crianças e adolescentes integrantes do Bombeiro-Mirim do Corpo de Bombeiros fizeram demonstrações de técnicas de preparo e defesa pessoal que fazem parte das atividades do projeto.

 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON