 
								Foto:
A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), e presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (Cedima), Isabel Lopizic, participou das discussões da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida em Brasília, com o tema “Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.
O Maranhão levou uma delegação composta por 20 conselheiros e dois observadores, obedecendo à dinâmica definida pelo Conselho Nacional do Idoso, responsável pela realização do evento em Brasília, que reuniu mais de mil participantes. No encerramento, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), anunciou que a próxima conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa será em 2013.
Durante a Conferência deste ano foram discutidas proposições extraídas das conferências estaduais, municipais e a distrital, com base em cinco eixos temáticos: envelhecimento e políticas de Estado: pactuar caminhos setoriais; pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos do idoso; diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar; avaliação do impacto da última Conferência sobre a Política Nacional do Idoso.
No último dia do evento, foram votadas e aprovadas 100 propostas que deverão ser incorporadas às políticas públicas voltadas à população idosa do país. Depois de três intensos dias de debates, o encerramento também foi um momento em que militantes pela luta dos direitos da pessoa idosa puderam, por região, apresentar reivindicações conforme a necessidade e realidade local.
“A Conferência Nacional, como evento democrático, possibilitou uma reflexão acerca das políticas públicas existentes para esse contingente populacional, além de propor avanços para a consolidação dessas políticas. O envelhecimento é um direito que perpassa cada uma das políticas de direitos sociais, dentre elas podemos evidenciar justiça, assistência social, segurança, saúde, trabalho, previdência, transporte, habitação”, assinalou a coordenadora do Ciapvi.
Estiveram presentes às discussões, a presidente do Conselho Nacional do Idoso, Ana Amélia Camarano, a coordenadora de População e Cidadania Técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Nadine Borges, o senador Paulo Paim, entre outras autoridades.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
