 
								Foto:
Localizada a 897 da capital maranhense, Carolina é o mais novo município a ganhar um núcleo regional da Defensoria Pública do Estado. A cerimônia de inauguração ocorreu na última quinta-feira, 27, e contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil. As instalações receberam as bênçãos do bispo da diocese local, Dom José do Egito.
Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a entrega do núcleo regional da DPE em Carolina é prova do compromisso da instituição em expandir suas atividades para o interior do Estado. “Ouvimos a comunidade, em audiência pública, e a partir de então, considerando o crescimento da cidade, impulsionado pela vinda de grandes empreendimentos econômicos à região, constatamos a necessidade de implantar um núcleo permanente da Defensoria no município. O nosso desejo é contribuir para melhoria das condições de vida da população, oportunizando a todos a garantia de acesso a seus direitos, em condição de igualdade”, afirmou. 
O núcleo de Carolina, o terceiro inaugurado pela DPE nos últimos três meses, chega para atender à população economicamente vulnerável do município, o que representa a maioria do jurisdicionado local. De acordo com o juiz da comarca Mazurko Évicz Saraiva de Souza, a instituição chega para completar o tripé da Justiça na localidade, somando forças com o Judiciário e o Ministério Público. “Com a presença da Defensoria, a justiça de Carolina terá mais celeridade, em beneficio direto à população local”, observou.
O núcleo regional de Carolina prestará orientação jurídica de forma integral e gratuita a todos que não podem pagar um advogado. Para a titular do núcleo, a defensora pública Juliana Rosso é uma satisfação muito grande atuar no município. “A inauguração do núcleo Carolina é a prova maior do compromisso da Defensoria com a população do interior do Estado. Muitos não acreditavam na implantação do núcleo, dada a sua distância da capital São Luís. Mas esse é mais um dos compromissos da atual gestão que se concretiza neste momento. Tenham certeza de que, a partir de agora, a população contará com uma instituição que estará sempre de portas abertas para atendê-la”, garantiu.
Também presente à cerimônia, o prefeito João Alberto Martins Silva destacou a importância da instalação da Defensoria no município e agradeceu a iniciativa da instituição em prestigiar a cidade com a implantação de um núcleo regional, quando mais de 90% dos municípios ainda não contam com a presença do órgão. “Estamos muito felizes com a chegada da Defensoria Pública. Já tínhamos solicitado à Governadora Roseana Sarney a implantação de um braço da instituição no município. Aqui a demanda é grande. Em nome da população, só tenho a agradecer”, ponderou.Presenças - Também participaram da cerimônia, a subdefensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, a corregedora geral da DPE/MA, Fabíola Barros, a promotora de Justiça, Ana Cláudia Cruz dos Anjos, os secretários municipais Luiza Ribeiro Barbosa (Assistência Social), Aglair Coelho Dias (Educação), Antônio Moreira Filho ( Administração) Anildo Araújo dos Santos (Turismo e Meio Ambiente), os vereadores Azarias Carvalho de Oliveira, representando a Câmara Municipal, Rogério de Feitas e Reginaldo Ferreira Dias, e representantes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e do Conselho tutelar do município.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
