A rede de proteção e defesa dos direitos do idoso do Maranhão foi acionada semana passada e mais uma vez deu resposta positiva, resgatando um casal de idosos da situação de negligência, violência física, verbal, e possivelmente abusos sexuais praticados por um neto.
O trabalho de resgate dos idosos teve início na Central do Disque Denúncia, que após vários registros sobre o abuso e maus tratos praticados contra o casal, acionou a equipe do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). Por duas vezes, as assistentes sociais do Ciapvi, ao se dirigir ao endereço denunciado, foram impossibilitadas de manter contato com os idosos, uma vez que o neto suspeito não permitia a aproximação.
Segundo informações repassadas ao Disque Denúncia, o neto também teria ligações com o tráfico de drogas. Por conta disso, a rede de proteção buscou o apoio do Departamento de Combate a Narcóticos (Denarc), que conseguiu na Justiça, um mandado de busca e apreensão contra o suposto traficante e agressor de idosos. Ele foi detido e encaminhado ao Plantão Central da Reffsa, para ser ouvido pela Delegacia do Idoso.
SAMU – Após a prisão do neto do casal, as equipes da rede de proteção tiveram acesso à residência dos idosos. O casal foi encontrado deitado em uma cama, com feridas pelo corpo. O cômodo estava tomado por muitas moscas e larvas, além de baratas, denunciando a falta de higiene e insalubridade do local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e transportou os idosos para o Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão I), onde continuam recebendo atendimento médico e acompanhamento diário da equipe de profissionais do Ciapvi.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
