Defensoria realiza III Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa

30/09/2011 #Administração
img

Foto:

 

Peças teatrais, corais, apresentação de tambor de crioula, palestras e oficinas de estética marcaram a programação da III Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), em parceria com órgãos e entidades que trabalham o segmento idoso, nesta sexta-feira (30), em comemoração ao Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso. A Feira, que se estendeu por todo dia, reuniu um grande número de idosos, na Praça Nauro Machado (Praia Grande).

No local, foram oferecidos também atendimentos na área de saúde, como a verificação de pressão arterial e testes de glicemia, além de prestadas informações e orientações sobre as doenças que acometem com maior frequência as pessoas maiores de 60 anos. As exposições de produtos artesanais também foram destaque na III Feira Cultural do Idoso.

Segundo o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, iniciativas como esta têm a função de ampliar o debate público em torno das questões relacionadas ao envelhecimento saudável, o que deve ser considerado como uma responsabilidade de todos, instituições públicas, família e sociedade civil. “O nosso grande desafio é fazer valer os direitos da população idosa, previstos na Constituição e consolidados no Estatuto do Idoso. Para que isso ocorra, precisamos compreender o fenômeno do envelhecimento de forma diferente, sem estereótipos e ideologias que colocam o idoso no plano secundário na sociedade, desprezando toda a experiência e a sabedoria adquiridas ao longo da vida”, destacou Aldy Mello Filho.

Para a coordenadora do Ciapvi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), Isabel Lopizic, a III Feira tem ainda como objetivo chamar atenção da sociedade para o aumento dos índices de violência contra a pessoa idosa. Segundo dados do Ciapvi, foram realizados de janeiro a setembro deste ano, 4.420 atendimentos, entre eles, visitas domiciliares, mediações, encaminhamentos e palestras.       

Representando o segmento, Miguel Arcanjo lembrou que os idosos devem fazer também sua parte se informando e buscando os seus diretos nos órgãos de defesa. “Todas as iniciativas de valorização do idoso são muito importantes para garantir uma vida com mais qualidade e, por isso, a Defensoria está de parabéns”, disse ele.

Participaram da III Feira a corregedora da DPE, Fabíola Barros, os defensores Diego Oliveira e Isabel Cristina Araújo, que atuam no Núcleo do Idoso da Defensoria Pública, o vereador José Joaquim, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ivaneide Giacomini, a coordenadora do Grupo de Idosos da Secretaria de Assistência Social de São José de Ribamar, Márcia Pinheiro, a superintendente de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas), Leonor Santos, a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Tatiana Fernandes, entre outras autoridades.                  

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON