Foto:
Peças teatrais, corais, apresentação de tambor de crioula, palestras e oficinas de estética marcaram a programação da III Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), em parceria com órgãos e entidades que trabalham o segmento idoso, nesta sexta-feira (30), em comemoração ao Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso. A Feira, que se estendeu por todo dia, reuniu um grande número de idosos, na Praça Nauro Machado (Praia Grande).
No local, foram oferecidos também atendimentos na área de saúde, como a verificação de pressão arterial e testes de glicemia, além de prestadas informações e orientações sobre as doenças que acometem com maior frequência as pessoas maiores de 60 anos. As exposições de produtos artesanais também foram destaque na III Feira Cultural do Idoso.
Segundo o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, iniciativas como esta têm a função de ampliar o debate público em torno das questões relacionadas ao envelhecimento saudável, o que deve ser considerado como uma responsabilidade de todos, instituições públicas, família e sociedade civil. “O nosso grande desafio é fazer valer os direitos da população idosa, previstos na Constituição e consolidados no Estatuto do Idoso. Para que isso ocorra, precisamos compreender o fenômeno do envelhecimento de forma diferente, sem estereótipos e ideologias que colocam o idoso no plano secundário na sociedade, desprezando toda a experiência e a sabedoria adquiridas ao longo da vida”, destacou Aldy Mello Filho.
Para a coordenadora do Ciapvi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), Isabel Lopizic, a III Feira tem ainda como objetivo chamar atenção da sociedade para o aumento dos índices de violência contra a pessoa idosa. Segundo dados do Ciapvi, foram realizados de janeiro a setembro deste ano, 4.420 atendimentos, entre eles, visitas domiciliares, mediações, encaminhamentos e palestras.
Representando o segmento, Miguel Arcanjo lembrou que os idosos devem fazer também sua parte se informando e buscando os seus diretos nos órgãos de defesa. “Todas as iniciativas de valorização do idoso são muito importantes para garantir uma vida com mais qualidade e, por isso, a Defensoria está de parabéns”, disse ele.
Participaram da III Feira a corregedora da DPE, Fabíola Barros, os defensores Diego Oliveira e Isabel Cristina Araújo, que atuam no Núcleo do Idoso da Defensoria Pública, o vereador José Joaquim, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ivaneide Giacomini, a coordenadora do Grupo de Idosos da Secretaria de Assistência Social de São José de Ribamar, Márcia Pinheiro, a superintendente de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas), Leonor Santos, a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Tatiana Fernandes, entre outras autoridades.
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?