Corregedora geral da DPE encerra primeira etapa do Curso de Capacitação em Execução Penal

07/07/2011 #Administração
img

Foto:

 

A Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) deram início na manhã desta quinta-feira (7), à segunda etapa do curso de aperfeiçoamento em execução penal, que desta vez reúne agentes penitenciários que atuam no sistema carcerário do estado. As boas vindas à nova turma foram dadas pela corregedora geral da DPE, Fabíola Barros, e pelos secretários adjuntos Frei Ribamar Cardoso (Justiça e Reintegração Social) e João Bispo Serejo (Estabelecimentos Penais).    

A atividade faz parte da I Semana de Execução Penal do Maranhão, aberta na última segunda-feira (4), cuja primeira turma do curso de aperfeiçoamento em execução penal foi encerrada na tarde da quarta-feira (6), com a entrega dos certificados a diretores, supervisores, advogados e assistentes sociais que trabalham nas unidades prisionais do estado.

Durante o encerramento, o titular da Sejap, Sérgio Tamer, agradeceu os participantes, falando sobre a importância dessa capacitação para a melhoria do sistema penitenciário maranhense. Ele reconheceu as dificuldades que a Secretaria enfrenta, mas acredita que até o final do ano, as unidades prisionais estejam vivendo outra realidade.

“Mas para isso, precisamos também de gestores cada vez mais capacitados e da parceria de instituições como a Defensoria, Tribunal de Justiça e Ministério Público, dentre outras. Queremos dar resposta à sociedade e por isso estamos aqui, conhecendo melhor o nosso sistema e buscando alternativas para um sistema mais humanizado”, disse o secretário, acrescentando que o planejamento da Sejap prevê a abertura de 100 novas vagas no sistema com a construção de mais estabelecimentos prisionais.

Também agradecendo a participação dos gestores, a corregedora Fabíola Barros considerou de grande relevância para a renovação do sistema penitenciário a reciclagem que ora está sendo oportunizada pela DPE e a Sejap.

 “Essa é uma parceria indispensável para começarmos a mudar a realidade dentro das unidades prisionais, que não se esgotará neste curso. O próximo passo será a entrega das cartilhas que estamos produzindo tanto para os internos quanto para os técnicos e gestores. Mais um instrumento na disseminação de informações sobre a Lei de Execução Penal”, destacou Fabíola Barros.         

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON