Foto:
Para traçar estratégias de atuação e acelerar o processo de implantação do projeto Aprender Brincando, representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA); da Secretaria de Educação de São Luís (Semed) e do curso de Pedagogia da Faculdade do Maranhão (Facam), estiveram na UEB Roseno de Jesus Mendes, localizada no bairro Janaina.
O projeto Aprender Brincando visa promover, de forma lúdica, educação em direitos humanos e cidadania, para crianças de 6 a 12 anos que estudam na rede pública de ensino do município. A visita da equipe multidisciplinar aconteceu depois que o defensor público-geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, apresentou o projeto às demais instituições envolvidas, dirigentes e professores do ensino fundamental daquela UEB.
Participaram da visita à unidade de ensino, a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Gomes; o representante da Semed, professor Luiz Neto e as professoras do curso de Pedagogia da Facam, Keila Maria Veras Soares Silva e Maria Erlinda Miranda Costa. A reunião foi acompanhada também pelos professores Raimunda Nonata Pereira, gestora Adjunta, e Francisco Nogueira Santiago, coordenador pedagógico.
A Defensoria apresentou aos professores do turno vespertino, a metodologia do projeto a ser aplicada tanto na escola como nas duas brinquedotecas instaladas no prédio-sede da DPE/MA. Durante a visita, eles conheceram também as dependências da escola.
Contribuição – Para o coordenador pedagógico Francisco Santiago, é de suma importância a contribuição de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da Defensoria, Semed e Facam. “A escola de hoje passa por grandes transformações, pois a ela não lhe cabe mais apenas a transmissão de conteúdos, mais sim, uma gama de atribuições com o intuito de formar cidadãos autônomos, conscientes de direitos e deveres, por isso esse trabalho conjunto com certeza será muito enriquecedor”.
A coordenadora do Curso de Pedagogia, Keila Veras Soares, explicou que “o projeto terá como pressuposto básico para a discussão o Estatuto da Criança e do Adolescente e acontecerá por meio de ações que possibilitarão aos alunos explorarem e refletirem sobre a realidade, sobre a cultura na qual vivem e questionarem as regras e os papéis sociais, pois serão realizadas palestras, oficinas, atividades lúdicas, oportunizando aos sujeitos que conheçam seus direitos e deveres e que saibam reivindicá-los”.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?